A ampla experiência da futurista e consultora independente nigeriana Fisayo Oyewale em sistemas alimentares, tecnologia e engajamento juvenil promoveu um momento de inspiração para os participantes da Semana de Inovação 2024, nesta quinta-feira (31).
A palestra “Abordagens de Previsão Participativa ao Redor do Mundo: Introspecção nos Sistemas de Alimentação Africanos e Engajamento Jovem para Comunidades Periféricas Brasileiras” trouxe uma discussão sobre como experiências globais podem guiar soluções inovadoras para os desafios brasileiros.
Em sua trajetória de colaboração com com indivíduos, organizações sem fins lucrativos e organismos multilaterais, Fisayo tem contribuído ativamente para a promoção de mudanças positivas em contextos diversos. Atualmente, como consultora da Comunidade de Foresight Juvenil no Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), ela desempenha um papel crucial no engajamento significativo e no design de processos de previsão participativa, apoiando diretamente jovens em todo o mundo.
Baseando-se em estudos de caso sobre sistemas alimentares comunitários nas regiões Ocidental e Oriental da África, Fisayo compartilhou estratégias de foresight que colocam as comunidades no centro do planejamento, com vistas à sustentabilidade e à justiça climática. “Quando comunidades participam do processo de previsão, elas não só constroem soluções sustentáveis, mas também fortalecem o sentimento de pertencimento e responsabilidade coletiva”, comentou.
Além disso, a futurista destacou a importância do engajamento da juventude como força motriz de transformação social, apresentando iniciativas africanas lideradas por jovens que têm promovido justiça climática e sustentabilidade. “Os jovens trazem uma energia renovadora e ideias inovadoras. Quando apoiados, são capazes de implementar soluções que refletem as reais necessidades de suas comunidades.”
De acordo com Fisayo, para o Brasil, as práticas de foresight participativo são uma oportunidade para enfrentar questões críticas como insegurança alimentar e mudanças climáticas nas periferias. A palestra reforçou a importância de envolver moradores e jovens no desenvolvimento de soluções inclusivas e práticas, promovendo, assim, comunidades mais resilientes e preparadas para os desafios do futuro.
Sobre a Semana de Inovação
A Semana de Inovação 2024 é realizada pela Enap em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o Tribunal de Contas da União (TCU), o Ministério das Mulheres e tem patrocínio de Itaipu Binacional, Dataprev, Instituto Unibanco, Microsoft e Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Saiba todas as novidades da SI nas nossas redes: Instagram e LinkedIn