Representante da Fundação Dom Cabral acredita que estímulos positivos rendem melhores resultados

Foto: Ana Paula Fornari Benvegnu/Enap

Usar a gameficação para atingir resultados de políticas públicas foi o desafio levado por Paulo Guerra, da Fundação Dom Cabral, para o Palco Holofote da Semana de Inovação nesta terça-feira (9/08). Para estimular essa prática, o palestrante ressaltou que ela apresenta três grandes resultados: aumentar habilidades, modificar comportamentos e, principalmente, impulsionar produtividade ao usar mecanismos de jogos para maior engajamento nos processos. 

Guerra citou uma pesquisa que mostra que a gameficação aumenta em 90% a produtividade das equipes. Ele fez um alerta sobre um erro comum de vários gestores que tentam implementar a prática que é dar mais atenção a criação de rankings.“O mais importante é envolver as pessoas emocionalmente para conseguir os resultados que se espera”, afirmou. 

Paulo Guerra apontou ainda pesquisas que mostram que crianças que jogam uma hora por dia durante dois anos, tiveram resultados positivos: aumento de memória, mais habilidade de leitura, vocabulário, foco, atenção, melhor percepção do outro (e, consequentemente, empatia) e capacidade de aprender novas habilidades. 

Citou como exemplo de gameficação os Doutores da Alegria, que visitam hospitais. Cerca de 85% dos profissionais relatam melhora das crianças após as visitas dos palhaços. Mostrou, ainda, um exemplo de um equipamento de ressonância magnética feito como um túnel para que a criança fique quieta e, principalmente, tranquila durante o barulho do exame. Isso reduz o tempo das crianças à radiação, aumenta a eficiência do hospital e eleva o bem-estar do paciente. 

Durante a palestra, ele apresentou iniciativas na área de segurança pública – como o treinamento tático de agentes e simulares – e também casos de transformação em mobilidade urbana. 

Além da famosa escada-piano em Estocolmo (Suécia) – que aumentou em 66% o uso dos degraus tradicionais e diminuiu o custo da escada rolante, Paulo Guerra trouxe outro caso da cidade: a loteria da multa. Em vez de os radares gerarem arrecadação para o governo, eles premiam o motorista que anda em baixa velocidade. 

O dinheiro arrecadado com as multas dos apressados vai para aqueles que não levam multas. O sorteio é feito pelas placas de quem anda dentro do limite das vias. Assim, o estímulo positivo foi dado e alcançado o propósito da política pública. 

Sobre a Semana de Inovação

A Semana de Inovação tem como objetivo reunir os principais especialistas do setor para promover debates e troca de experiências sobre iniciativas de uso de tecnologias, metodologias e processos para melhorar o serviço público brasileiro. É um evento que tem como realizadores: Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Tribunal de Contas da União (TCU), Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e Ministério da Economia. Além da correalização do Ministério da Saúde, do SUS, do Ministério da Educação, da Funasa, do Inep, da Fundação Joaquim Nabuco e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).

Em 2022 o evento chega à 8ª edição. Com o tema “Tempo de criar”, a Semana de Inovação 2022 acontece entre 8 e 10 de agosto em formato híbrido, on-line e presencial em Brasília, no Rio de Janeiro e em Recife. Dataprev, Serpro, Adaps, Sebrae, BID, Cateno, 99, Gringo, Microsoft, Nic.Br, CGI.Br e Zoom já são patrocinadores desta jornada! Além do apoio da República, ABDI, Eldorado, Museu de Arte do Rio, Wylinka, IFood, Catálise, Instituto Unibanco, Lab Griô e Porto Digital.

Conteúdo relacionado

Aberto programa de pós-doutorado na Enap

Podem participar profissionais brasileiros e estrangeiros com título de doutor

Publicado em:
25/09/2022
GNpapo presencial está de volta e discute projetos de experimentação

O evento acontece na sede da Enap em Brasília e é aberto ao público em geral

Publicado em:
21/09/2022
Aberta chamada pública para avaliadores do 26º Concurso Inovação

A participação como avaliador será considerada prestação de serviço público relevante, não remunerada

Publicado em:
04/09/2022
Aberta chamada para startups e órgãos públicos interessados no uso de inteligência artificial

Inscrições estão abertas para startups na 1ª rodada e para órgãos e entidades públicas na 2ª rodada. O apoio financeiro será de até R$ 80 milhões, no total

Publicado em:
31/08/2022