Foto: Ana Paula Fornari Benvegnu/Enap

Para dialogar e elaborar o plano de entregas dos primeiros 100 dias de gestão, a equipe de líderes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) se reuniu na Escola Nacional de Administração (Enap) na manhã de hoje (08). 

O evento foi aberto pelo vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin, que destacou o trabalho da Escola na condução da oficina, para que o ministério chegue nos melhores resultados, com o estabelecimento de metas para a jornada que recém iniciou. “O principal é ver como podemos desburocratizar, agilizar e usar a tecnologia para avançar. Devemos avaliar também o que o governo faz e que já não tem razão de existir”, disse o vice-presidente.  

Alckmin registrou a diferença da atuação do MDIC com demais ministérios. “O MDIC trabalha de forma transversal, com ações para o crescimento da economia, identificação dos fatores que são mais importantes para a competitividade, reforma tributária, mercado de carbono, estímulo às micro e pequenas empresas, regulação do mercado de carbono”, para citar alguns dos grandes desafios do órgão. 

Em sua recriação, o MDIC agregou duas novas secretarias: a de Competitividade e Regulação, que assumiu uma parte das atribuições da Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae), que fazia parte do Ministério da Economia, e a Secretaria de Economia Verde, Desburocratização e Bioindústria, que vem para assumir os desafios da sustentabilidade. 

Sobre o trabalho da Enap  

A GNova Transforma apoia instituições públicas a encontrar seus propósitos, desenhar estratégias, e construir soluções para problemas públicos que impactam na vida das pessoas. Faz isso por meio de projetos de inovação e transformação governamental, com base na construção colaborativa e em metodologias ágeis. Desde 2019, foram realizados mais de 80 projetos de transformação governamental, gerando produtos que foram do redesenho de serviços à integração de sistemas estruturantes do governo federal, passando pela construção de modelos lógicos de políticas públicas e pela elaboração de planejamentos estratégicos. 

Confira mais informações sobre este serviço da Enap:

https://enap.gov.br/pt/servicos/apoio-a-transformacao-governamental