Capacitações irão mirar novos prefeitos, secretários estaduais e municipais para melhoria de políticas e serviços públicos

A Escola Nacional de Administração Pública - Enap lança no próximo dia 15 de julho uma iniciativa inédita de formação de lideranças regionais em setores estratégicos em todo o país. O Liderando para o Desenvolvimento irá preparar novos prefeitos, secretários estaduais e municipais para promover o desenvolvimento local e melhorar a entrega de políticas e serviços públicos aos cidadãos.

“O Liderando para o Desenvolvimento quer ampliar as capacidades estatais no nível local, nos pontos de contato entre cidadão e setor público. É um canal de transferência de conhecimento com força para derrubar as barreiras ao desenvolvimento do país”, explica Diogo Costa, presidente da Enap. Para Diogo, o programa se destaca pelo foco na gestão ágil, a formação de liderança e a construção de redes entre os gestores, especialmente no caso dos prefeitos que iniciam seus mandatos.

Embora a Enap já atue na formação de servidores públicos nos estados e municípios por meio de instituições parceiras, é a primeira vez que haverá, no âmbito federal, um programa específico voltado para a capacitação local de altas lideranças, com o apoio de parceiros dos mais diversos setores

Para Rodrigo Torres, diretor de Educação Executiva da Escola, esse aspecto foi importante para traçar uma metodologia condizente com as necessidades desse público. “Usaremos uma abordagem dialógica, com ênfase nos desafios contemporâneos e reais da gestão”. Rodrigo explica que, a partir do compartilhamento de boas práticas e experiências aplicadas nacional e internacionalmente, o programa permitirá que as lideranças apliquem mudanças aderentes à sua realidade local. 

Conheça o vídeo de lançamento do programa:

 

Sobre o Liderando

Ao todo, a Enap pretende alcançar mais de mil representantes da alta gestão estadual e municipal. O programa está dividido em encontros virtuais e presenciais, no caso dos novos prefeitos, e em encontros virtuais no caso dos secretários estaduais e municipais. São 40 horas de capacitação, com acesso a profissionais, instrutores e materiais de ponta. 

A primeira etapa do programa irá focar no desenvolvimento de secretários estaduais e terá início em agosto, com os secretários estaduais de infraestrutura e saneamento. Este primeiro módulo irá preparar as lideranças estaduais sobre os efeitos do marco regulatório sobre a percepção de riscos e as decisões de investimento no setor de saneamento, a política de concessões, modelos de contratação de financiamentos e garantidas e operacionalização de contratos. 

Em setembro, é a vez dos secretários estaduais de segurança pública. E, em novembro, o módulo será voltado para as pastas de planejamento e administração. Estão previstas ainda capacitações estaduais em educação, saúde e coordenação política. 

Novos prefeitos

A partir de janeiro de 2021, a Enap irá oferecer também uma formação sobre gestão pública para novos prefeitos eleitos para que estejam preparados para o mandato de quatro anos. Serão abordados temas como orçamento, governança, políticas públicas, transferência da União, compras públicas e tecnologia da informação. Também está prevista, para o próximo ano, a capacitação de futuros secretários municipais.

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

Terceira edição do LideraGOV forma alunos de 35 instituições públicas

Os 50 formandos atuam em 10 estados e no Distrito Federal

Publicado em:
07/12/2023
MBA em Governança e Controle da Regulação começa com palestra internacional 

Com carga horária de 360 horas, as aulas acontecerão até março de 2024 para alunos que trabalham com o tema. 

Publicado em:
13/03/2023
Abertas inscrições para programa de acolhimento e integração de novas lideranças do governo

Público prioritário são profissionais que acabaram de assumir cargos comissionados executivos

Publicado em:
28/02/2023
Instituto alemão pesquisa impacto da transformação digital na sustentabilidade 

Enap reúne servidores públicos para responder auxiliar os Instituto Alemão de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IDOS) 

Publicado em:
22/02/2023