Evento virtual, organizado pela Enap em parceria com o ME e MCTI, acontece nesta terça-feira (5). O objetivo é superar desafios ainda existentes na digitalização de serviços públicos

O governo federal reunirá o ecossistema de startups de todo o país na próxima terça-feira (5) para se aproximar mais desse segmento produtivo e detalhar o que muda na prática com a atualização da Estratégia de Governo Digital 2020-2022, alterada no Decreto 10.966, de 14/03/2022. O encontro virtual ‘GovTech’ ocorre das 14h às 16h e é organizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com os ministérios da Economia e da Ciência, Tecnologia e Inovações com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e BrazilLAB. O foco serão as iniciativas que aproximam essas empresas e o governo federal, e como, a partir de agora, as startups podem efetivar seus projetos com o poder público.

A atualização recente da Estratégia de Governo Digital reforçou a meta de digitalização de 100% dos serviços da administração federal até o final de 2022. Hoje há 4,9 mil serviços, 74% deles já digitalizados. “A entrega de serviços públicos que atendam à alta expectativa do cidadão conectado de hoje virá com uma maior colaboração do Estado com o setor privado. Estamos trabalhando para aumentar as possibilidades de o setor não-governamental participar do desenho de soluções que resolvam desafios concretos da prestação de serviços públicos. E fomentar o ecossistema de GovTechs é chave nesse processo”, aponta o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade.

Escola Virtual de Governo

Trabalhar em prol da transformação digital é um dos objetivos da Enap. Além de cursos temáticos que a Escola Virtual de Governo (EV.G) oferece gratuitamente a qualquer cidadão, a escola atua no desenvolvimento de produtos e serviços que auxiliam gestores na digitalização de seus serviços. “A Enap tem um papel importante na estratégia de governo digital. Essa participação reforça a atribuição da escola de conectar governo e negócios inovadores, conhecimentos e tecnologias que podem ajudar a resolver problemas e gerar valor público. Esperamos contribuir para o fomento de um ecossistema GovTech, ainda nascente no Brasil”, afirma a diretora de Inovação da Enap, Bruna Santos.

Estratégia de governo digital

O Decreto Presidencial 10.996 atualizou o anterior, o de nº 10.332, de 28 de abril de 2020, que havia instituído a Estratégia de Governo Digital 2020-2022 para a administração pública federal. Essa atualização visou aprimorar ainda mais a qualidade dos serviços reunidos na plataforma de relacionamento do governo com o cidadão, o GOV.BR, e inclui iniciativas que aproximam o ecossistema de GovTechs às ações de transformação digital do país.

O novo decreto previu inclusive a criação de uma dinâmica de integração entre os agentes públicos de transformação digital e o ecossistema de inovação das GovTechs. Deverão ser ampliadas em 20% as competições de inovação abertas para a identificação ou desenvolvimento de soluções tecnológicas para o governo no âmbito do GOV.BR.

Ao governo federal, cabe sistematizar e disseminar conhecimentos sobre compras públicas de inovação; incorporar a temática de GovTechs em pelo menos dois programas de empreendedorismo inovador/transformação digital; e realizar no mínimo dois eventos sobre a utilização de GovTechs na administração pública, com foco no Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo Inovador (Lei Complementar nº 182, de 1º de junho de 2021).

O que são GovTechs?

São um tipo de startup - empresa focada em tecnologia, processos de trabalho e soluções ágeis - com o propósito de gerar inovação para a gestão pública e auxiliar na economia de recursos públicos.

 

Encontro virtual ‘GovTech’

Quando: 5 de abril (terça-feira)

Horário: 14 às 16 horas

Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=udru_DyXvlQ