Inscrição cancelada com sucesso!

Cerimônia de entrega dos prêmios foi feita durante o terceiro e último dia do maior evento de inovação pública da América Latina

Alex Gomes
As equipes vencedoras deste ano se juntam às mais de 450 iniciativas já premiadas desde 1996
As equipes vencedoras deste ano se juntam às mais de 450 iniciativas já premiadas desde 1996

As iniciativas vencedoras do 28º Concurso Inovação no Setor Público foram anunciadas e premiadas nesta quinta-feira (31), último dia da Semana de Inovação 2024. A premiação, realizada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) há 28 anos, tem o objetivo de reconhecer e visibilizar as práticas inovadoras implementadas nas esferas municipal, estadual e federal, que têm gerado impacto na prestação de serviços públicos.

A entrega dos prêmios foi feita pela presidenta da Enap, Betânia Lemos; pelo secretário de Serviços Compartilhados, Cilair Rodrigues, representando a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck; pela secretária nacional de Cuidados e Família do Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Laís Abramo; e pela diretora de Inovação da Enap, Camila Medeiros.

A edição de 2024 do concurso foi especial, renovando sua missão de difundir práticas inovadoras e introduzindo a categoria “Inovação para o Cuidado”. Foram quatro categorias premiadas, além da "Escolha do Público", que teve votação on-line com a participação de quase 20 mil pessoas. O concurso recebeu 472 inscrições, um número que demonstra a amplitude e a importância das iniciativas.

As equipes vencedoras deste ano se juntam às mais de 450 iniciativas já premiadas desde 1996, reforçando o potencial do trabalho desenvolvido na administração pública. Cada equipe vencedora recebeu um troféu em formato de mão, simbolizando o cuidado, criado pelos designers Priscila Avelin e Thiago Salgueiro, além de certificados individuais, direito ao uso do selo Inovação e inclusão no repositório institucional da Enap.

Premiados por Categoria 

Categoria 1: Inovação em processos organizacionais no Poder Executivo Federal, Estadual e do Distrito Federal 

1º Lugar: “Relatório de Estudantes com Tendência à Reprovação - RETRE”, da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional de Pernambuco. O RETRE é uma ferramenta gratuita e on-line que auxilia profissionais da educação a identificar estudantes com tendência à reprovação e ao abandono, contribuindo significativamente para reduzir a distorção idade-ano na rede estadual de Pernambuco. Esta iniciativa também ganhou a "Escolha do Público".

2º Lugar: “Banco de Sanções: Transparência, Celeridade e Eficiência na Verificação de Habilitação de Empresas para Contratações Públicas”, da Controladoria-Geral da União.

3º Lugar: “Qualificação da Gestão de Emergências em Arboviroses a partir do Uso de Estratégias de Inovação e Cooperações Internacionais”, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

Categoria 2: Inovação em Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo Federal 

1º Lugar: “Decreto nº 11.430/2023: Política de Cotas para Mulheres em Situação de Violência Doméstica nos Contratos Públicos”, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

2º Lugar: “Programa Centelha”, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

3º Lugar: “Registro Fácil: Migração sem Complicação”, da Polícia Federal.

Escolha do Público: “Sistema de Certidões: Desburocratização da Emissão de Nada Consta para Agentes Públicos pelas Corregedorias do País”, da Controladoria-Geral da União.

Categoria 3: Inovação em Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo Estadual, do Distrito Federal e Municipal 

1º Lugar: "Programa de Recondicionamento de Computadores e Inclusão Digital - Sukatech", da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás.

2º Lugar: "Projeto Navio - Navegação Ampliada para Vigilância Intensiva e Otimizada", da Secretaria de Estado de Saúde do Mato Grosso do Sul.

3º Lugar: "Participa DF - Plataforma de Participação Social", da Controladoria-Geral do Distrito Federal.

Escolha do Público: "Ambiência Aliada à Humanização do Cuidado Pediátrico nas Unidades de Urgência e Emergência do Município do Rio de Janeiro", da Empresa Pública de Saúde do Rio de Janeiro (RioSaúde) - Prefeitura do Rio de Janeiro.

Categoria 4: Inovação para o Cuidado 

1º Lugar: "Equipe Multiprofissional de Apoio às Gestantes e Puérperas em Situação de Vulnerabilidade: Relato da Experiência em Belo Horizonte", da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

2º Lugar: "Programa Estadual - Cuidar de Quem Cuida", da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos do Mato Grosso do Sul.

3º Lugar: "Formação de Doulas Comunitárias", da Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com as Maternidades da Rede SUS-BH.

Escolha do Público: "Projeto Óculos Amigo", da Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná.

As iniciativas vencedoras não apenas recebem reconhecimento, mas também têm a oportunidade de participar de cursos, eventos e missões técnicas organizadas pela Enap ou parceiros ao longo do próximo ano. “Essa premiação é fundamental para fomentar a inovação, a abertura ao erro e a construção de novos caminhos para a administração pública, mostrando que é possível transformar a sociedade por meio de práticas inovadoras e eficientes”, afirmou a presidenta da Enap, Betânia Lemos.

A Semana de Inovação e o 28º Concurso Inovação no Setor Público reafirmam o compromisso com a excelência e a transformação contínua dos serviços públicos no Brasil.

Sobre a Semana de Inovação
A Semana de Inovação 2024 é realizada pela Enap, em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o Ministério das Mulheres e o Tribunal de Contas da União (TCU), com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e tem patrocínio de Petrobras, Itaipu Binacional, Instituto Unibanco, Microsoft, IBM/TD Synnex, Fundação Lemann, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), CGI.br, Serpro, Dataprev, Caixa e Governo Federal.