O maior evento de inovação pública da América Latina será realizado entre os dias 8 e 10 de agosto

Estão abertas as inscrições para a Semana de Inovação 2022. Organizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Tribunal de Contas da União (TCU), Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e Ministério da Economia, o evento chega a sua oitava edição, em formato híbrido, com atividades presenciais em Brasília, Recife e Rio de Janeiro, e com conteúdo exclusivo e interativo on-line. 

Em 2022, a Semana de Inovação é um chamado para ação. É tempo de criar! Para resolver grandes problemas e entregar soluções, a inovação tem que estar a serviço da ação e da criação do novo. Nesta edição, a Semana contará com um time de especialistas nacionais e internacionais, espaços para trocas de experiências, atividades, palestras, oficinas, mesas redondas, cursos, sessões on-demand e outras atrações.

O objetivo é fomentar a discussão de ideias, a troca de experiências e uma mentalidade mais disruptiva na administração pública. Além disso, o evento favorece e dissemina a cultura da inovação entre os agentes públicos e apresenta tendências e possibilidades para a transformação das organizações.

“A Semana de Inovação deste ano tem o tema Tempo de Criar, e vai fazer uma ponte entre a visão de como a boa governança do século 21 pode estar a serviço da entrega e da capacidade de criação e de intervenção no mundo concreto dos governos para resolver os problemas das pessoas”, ressalta a diretora de Inovação da Enap, Bruna Santos. 

Como palestrantes confirmados, já temos:

 

           

 

 

Audrey Tang

 

Ministra digital de Taiwan

E. Glen Weyl


Fundador da RadicalxChange

Eli Dourado


Pesquisador sênior do Center for Growth and Opportunity da Utah State University

Vera Monteiro


Professora da FGV Direito SP

Debora Garofalo


Coordenadora do Centro de Inovação da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

O público em geral também colabora com o evento, com o envio de propostas de atividades, como mesas redondas, pitchs e outros formatos de conteúdos presenciais e on demand, distribuídos em três frentes temáticas: 

Políticas públicas inovadoras e entrega de valor público

Nessa frente temática serão realizadas atividades que possibilitem aos participantes a reflexão e construção de respostas para as seguintes questões: como podemos inovar no desenho, implementação e avaliação de políticas públicas? Como entregar serviços públicos de forma mais ágil e mais aderente às necessidades da sociedade? Diante de um país que enfrenta tantos desafios complexos e sistêmicos, como a inovação pode alavancar a solução desses problemas?

Inovação na prática: gestão e métodos com impacto na vida das pessoas

Nos últimos anos surgiram uma série de metodologias e abordagens de inovação com possibilidades de uso na gestão pública. Nessa frente, serão realizadas atividades que auxiliem a responder as questões a seguir: Como essas metodologias podem ser aplicadas para superar os desafios da gestão pública? De que forma os resultados da gestão podem ser impactados por elas? Que novos modelos de gestão têm surgido e como eles têm tornado a administração pública mais ágil e responsiva?

Novas tecnologias a serviço da transformação digital

A tecnologia já faz parte da maioria das atividades do nosso dia a dia. Com isso, sua presença no setor público se tornou mais que uma questão de otimização de processos — é uma necessidade. Nessa frente, serão realizadas atividades que auxiliem a responder as questões a seguir: Quais são as tecnologias emergentes no cenário mundial e suas aplicações em governos? Como a administração pública pode se apropriar e fazer uso dessas novas tecnologias para melhorar as suas entregas e tornar mais simples e ágil a relação entre o governo e o cidadão?

COMO SE INSCREVER

  • É necessário possuir uma conta no Zoom. Caso não saiba como, acesse o link: https://bit.ly/crie-uma-conta-zoom 
  • Acesse o site da Semana de Inovação 2022: https://gov.br/enap/semanadeinovacao  
  • Clique no botão “Clique e faça sua inscrição pelo zoom” 
  • Selecione o tipo de ingresso desejado (Atenção!! A opção presencial dá acesso a todo o conteúdo online. Caso seja escolhido somente o ingresso online, não será possível comparecer ao presencial)

Nos espaços presenciais, as inscrições serão limitadas, de acordo com a lotação.

Caso tenha dúvidas, acesse o tutorial: https://youtu.be/2j8s-AmBJlM 

Serviço

Semana de Inovação 2022

  • Data: de 8 a 10 de agosto
  • Preço: gratuito
  • Formato: híbrido (presencial e online)
  • Locais:

Brasília: Escola Nacional de Administração Pública (Enap) - Setor Policial Sul, Área 2A

Recife: Fundação Joaquim Nabuco - Fundaj e Porto Digital (10/8)

Rio de Janeiro: Museu de Arte do Rio -  MAR (9/8) 

Inscrições: Abertas! Acesse o site: https://gov.br/enap/semanadeinovacao 

Veja o que aconteceu na edição de 2021

Com o tema “Ousar Transformar”, a Semana de Inovação 2021 apresentou mais de 300 horas de conteúdo, 200 atividades, 30 palestrantes nacionais e internacionais, 40 pitchs, debates e reflexões estratégicas rumo à construção do serviço público que queremos para o século 21. Veja o que rolou na última edição:  https://youtu.be/jmFtqGKS-RM  

 

Conteúdo relacionado

O ativista e presidente da CUFA Preto Zezé é o terceiro convidado do InovaPod

Gravado durante a Semana de Inovação 2023, novos episódios do podcast são lançados às segundas-feiras

Publicado em:
10/03/2024
Está no ar InovaPod com a participação da ativista Maha Mamo

O segundo episódio da temporada conta sua história de 30 anos como apátrida e a conquista da cidadania brasileira

Publicado em:
04/03/2024
Podcast de inovação retorna com novos episódios

O podcast produzido pela GNova, em parceria com a Rede Inovagov, foi criado em 2019 e conta com novos episódios gravados durante a 9ª Semana de Inovação

Publicado em:
26/02/2024
Concurso Inovação do Setor Público anuncia vencedores entre os 23 finalistas

A premiação englobou cinco categorias e teve recorde de votação

Publicado em:
08/11/2023