Nesta quinta-feira (27), o governo federal, por meio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), firmou parceria com o Instituto de Inovação e Propósito Público (IIPP/UCL), da University College London, que visa o fortalecimento da gestão estatal e o crescimento econômico inclusivo. Assinaram o acordo a ministra do MGI, Esther Dweck, a presidenta da Enap, Betânia Lemos, e a fundadora do IIPP/UCL, a professora de Economia da Inovação e do Valor Público em Londres, Mariana Mazzucato.
A parceria vai funcionar a partir do aprimoramento das capacidades e ferramentas disponíveis para que o Estado continue exercendo o papel fundamental na execução de políticas públicas especialmente voltadas ao desenvolvimento. “O plano pode ser muito bom, mas os instrumentos devem ser adequados à atuação do Estado. Essa cooperação dupla, entre MGI e Enap, é importante para termos novas técnicas de ensino e novos conteúdos e nos tornamos um Estado empreendedor e capaz de apoiar políticas públicas de maneira completa”, afirmou a ministra do MGI.
A Enap vai atuar na formação e capacitação dos agentes públicos conforme as linhas de ações definidas no acordo, que são: a inovação no setor público, o desenvolvimento de capacidades estatais, transformação digital, design institucional, empresas estatais e compras públicas.
“Essa será uma profícua parceria e vai trazer grandes ganhos para o setor público brasileiro. A Enap atuará ativamente por meio do desenvolvimento das competências dos servidores públicos e na formação da sociedade. O apoio do IIPP/UCL é fundamental para a formação de lideranças e servidores, para alcançarmos uma burocracia estatal muito bem formada e para que possamos elevar o patamar do governo brasileiro na economia inclusiva”, declarou a presidenta da Enap, Betânia Lemos.
Essa parceria é, ainda, reflexo da atenção global voltada ao Brasil, que, segundo a economista Mazzucato, conta, agora, com um governo progressista, que coloca a sociedade à frente dos desafios econômicos. “Esse crescimento é o que importa e essa é a nossa missão. Estou honrada em trabalhar com o MGI e com a Enap, uma das escolas mais famosas em termos de treinamento e capacitação do serviço público”, afirmou a fundadora do IIPP/UCL.
Mazzucato também ressaltou o quanto é imprescindível cocriar com outros agentes e, assim, trabalhar o crescimento estratégico, a inclusão e a sustentabilidade. “No final das contas, é importante considerarmos que é preciso ir contra a tendência de terceirizar para trabalharmos bem com o setor privado, a sociedade civil e os sindicatos, todos criadores de valores coletivos. Somos privilegiados de fazer parte dessa colaboração que também é financiada por filantropos que acreditam nessas ideias”, complementou.
Apoio público
Um dia antes da assinatura, na quarta-feira (28), a Enap recebeu a economista para uma conversa internacional sobre “Gestão para o desenvolvimento sustentável inclusivo: uma abordagem baseada em missões”. Vencedora de prêmios internacionais e reconhecida entre os principais pensadores sobre o futuro da economia e como uma das personalidades da inovação no mundo, Mazzucato reuniu mais de 220 pessoas na Escola, além de uma audiência de cerca de duas mil pessoas online, na transmissão pelo canal da Enap.
“Na Enap vocês pensam muito sobre a experimentação. A Gnova (Diretoria de Inovação), por exemplo, é o laboratório do governo. Entendemos que não é fácil fazer as coisas diferentemente, experimentar com novos métodos, novas ferramentas, mas temos que nos certificar de darmos flexibilidade ao sistema e olhar para isso como portfólio. Termos uma direção de experimentações que requerem correr riscos e também encarar algumas incertezas. Vamos nos certificar de fazermos um trabalho que seja inclusivo e inovador”, remeteu a economista já sobre a possibilidade de criar um novo momento econômico a partir de investimentos colaborativos pelos próximos anos.
Na ocasião, a presidenta da Enap aproveitou para convidar os servidores públicos e toda a sociedade a fazerem parte desse momento inovador e acessarem a parceria internacional por meio do letramento que será ofertado. “Esse marco vai gerar várias capacitações na escola. Então, quero convidar todos a ficarem atentos às nossas redes sociais para a abertura de inscrições, para que estejam com a gente nessas formações”, convidou a presidenta da Enap.