Preparamos um conteúdo para você se inspirar; inscrições vão até 3 de maio

O Concurso Inovação da Enap, que está com inscrições abertas até 3 de maio de 2021, já foi objeto de pesquisas e estudos ao longo dos 25 anos de existência na administração pública.

Selecionamos aqui três publicações que podem ajudar você a elaborar seu projeto inovador para submetê-lo ao concurso deste ano.

A primeira publicação, de 2011, é fruto de uma pesquisa que concluiu que 71,7% dos trabalhos premiados analisados de 1996 a 2006 mantinham sua sustentabilidade ao longo do tempo. Ela examina as circunstâncias que favorecem esta permanência.

O segundo estudo é de autoria de três economistas e analisa 98 projetos premiados entre 2004 e 2012, considerando fatores essenciais ao sucesso dos projetos inovadores.

Por fim, com coletânea de 13 artigos, referenciamos o livro de 2017 que, além de diversos aspectos da inovação no setor público, tem um artigo dedicado à análise dos 20 anos do Concurso Inovação.

Esperamos que essas publicações sejam úteis a você, que forneçam insights para a inovação e a criatividade no seu cotidiano e ajudem na elaboração do seu projeto inovador. Lembre-se que uma pequena mudança pode ser uma grande inovação! Participe e divulgue o concurso para sua rede de contatos.

Sustentabilidade de iniciativas premiadas no Concurso Inovação: indícios de mudança da gestão no governo federal?

A pesquisa foi realizada para avaliar a sustentabilidade das inovações premiadas no Concurso Inovação na Gestão Pública Federal, de 1996 a 2006. A sustentabilidade ocorre quando a inovação passa a ser institucionalizada, em vez de estar ligada a uma pessoa particular. Como resultado mais significativo do estudo, identificou-se elevado índice de sustentabilidade nas práticas: 71,7% das inovações pesquisadas continuavam ativas quando da realização da entrevista, indicando razoável enraizamento no acervo das instituições federais.

A hipótese é a de que a continuidade de inovações por longos períodos de tempo, sob distintas administrações, constitui indício de uma mudança mais profunda na gestão pública federal, ultrapassando as alterações no plano político e governamental. A análise focada nas iniciativas ativas permitiu inferir circunstâncias que parecem favorecer essa continuidade, tais como a visibilidade dos resultados alcançados, o envolvimento dos servidores na inovação, a existência de uma liderança ativa e de ambiente institucional que promova o acompanhamento e o ajuste das iniciativas a novas circunstâncias

Autores: Elisabete Ferrarezi, Sônia Amorim e João Alberto Tomacheski

Inovação no setor público: uma reflexão a partir das experiências premiadas no Concurso Inovação na gestão pública federal

De autoria de três economistas da UnB e da PUC(SP), o livro busca caracterizar o que é inovação no setor público. São apresentados os tipos de inovação, os ambientes para os quais estão direcionadas, seus níveis de capilaridade e fatores de sucesso. Há uma etapa que trata da pesquisa sobre inovação no setor público a partir da coleta de dados dos relatos das ações premiadas no Concurso Inovação da Enap entre 2004 e 2012. Finalmente, na última etapa, são apresentados os resultados da pesquisa sobre fatores relevantes que podem explicar o dinamismo da inovação no setor público, tomando como referencial analítico as 98 iniciativas premiadas no período estudado.

Autores: Luiz Guilherme de Oliveira, Rafael Liberal Ferreira de Santana e Vanessa Cabral Gomes

Inovação no Setor Público: teoria, tendências e casos no Brasil 

Livro com coletânea de 13 artigos, que vão desde abordagens sistêmica e teórica dos impactos de adotar inovação no setor público e experiências internacionais precursoras. O capítulo 5 é dedicado a uma análise dos 20 anos do Prêmio Inovação. Sumariza os resultados dos principais estudos acadêmicos, uma pesquisa no repositório institucional da Enap sobre 1.934 iniciativas premiadas no período de 1996 a 2015 e traz a evolução do prêmio ao longo dos anos. Há ainda um artigo sobre os laboratórios de inovação no setor público.

Org: Pedro Cavalcante, Marizaura Camões, Bruno Cunha, Willber Severo. Publicação da Enap e Ipea

Sobre o Concurso Inovação 2021

Prazo para inscrições: 3 de maio de 2021

Podem se inscrever servidores públicos em atividade nas esferas federal, estadual, distrital e municipal (no caso da esfera municipal, serão aceitas iniciativas somente dos municípios que sejam capitais dos estados) do Poder Executivo. Podem se inscrever também os que atuam na administração direta, autárquica e fundacional, bem como em empresas públicas e sociedades de economia mista.

  • Inscrições: na página do Concurso
  • Consulte o Manual do Candidato
  • Pegue as regras no Edital do Concurso
  • Dúvidas? mande email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Conteúdo relacionado

Enap e Presidência da República concluem parceria inédita em planejamento estratégico

Foram oito meses de atividades, que incluíram formulação de carteira de iniciativas, entrevistas e estabelecimento de objetivos

Publicado em:
03/04/2024
Especialista internacional destaca importância da burocracia para a inovação no setor público

Rainer Kattel explicou que este é um momento de adaptação, mas também de perseverança, para que seja possível avançar nessa interação

Publicado em:
26/03/2024
O ativista e presidente da CUFA Preto Zezé é o terceiro convidado do InovaPod

Gravado durante a Semana de Inovação 2023, novos episódios do podcast são lançados às segundas-feiras

Publicado em:
10/03/2024
Servidores da Enap fazem retrospectiva de 2023 e planejam prioridades para 2024

Participantes ouviram representantes das áreas, participaram de dinâmicas e receberam homenagens

Publicado em:
28/02/2024