Oportunidade de imersão em metodologias e abordagens testadas em projetos públicos

Imagine um grupo de servidores públicos saindo de suas “repartições” e entrando em uma comunidade para ouvir as histórias das pessoas que ali moram e suas necessidades. Ou abordando cidadãos na porta de um serviço de atendimento para testar um novo modelo de programa. Ou ainda usando inteligência artificial para tomar decisões e fazer entregas mais eficientes para a população. Esses são exemplos de uma nova lógica de fazer política e gestão pública. E o melhor: representantes de iniciativas como essas estão presentes na Semana de Inovação 2022, encabeçada por um movimento crescente de laboratórios de inovação em governo. 

Embora existam em diferentes formatos e modelos, esses labs se configuram como espaços para experimentação de soluções criativas para problemas públicos. Na manhã do dia 09/08 foram duas atividades do GNovaLab, o laboratório de inovação da Enap, voltadas para quem quer fazer colaboração, cocriação, agilidade, uso de dados e com foco nas pessoas (e um pouco de atrevimento também, por que não?). 

A primeira foi GNovaLab de Portas Abertas: mergulhe nas metodologias inovadoras do laboratório. A atividade contou com dinâmica mão-na-massa, onde foram vivenciadas três diferentes abordagens, o design etnográfico, o design sistêmico e as ciências comportamentais. Depois foi a vez do encontro de laboratórios de inovação em governo, com a representação de 20 laboratórios de todos os poderes e esferas da administração pública. Foi um momento de troca de aprendizagens, modelos, experiências e erros. 

Bruna Santos, diretora de Inovação da Enap, destacou o propósito que une essas equipes. “A gente ama o risco, os saltos de coragem e não temos medo de errar, porque o erro faz parte do processo inovador”, afirmou.

“As práticas que já se tornaram padrão em outros ambientes, como academia, terceiro setor, empresas e mesmo de empreendimentos tecnológicos disruptivos são trazidas pelos laboratórios para a administração pública”, complementou Marizaura Camões, coordenadora do GNovaLab. Ela anunciou o lançamento de três publicações da Enap nesta edição da Semana de Inovação:

As publicações relatam experiências dos seguintes projetos: Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas (Ministério da Justiça); Projeto de Inovação dos Atos Normativos (Agência Nacional de Águas); Projeto Perfis, de inovação no trabalho remoto no setor público (Ministério da Economia); e projeto Segurado Especial, de inovação no acesso do segurado especial ao benefício previdenciário (Advocacia Geral da União, em parceria com Tribunal Regional Federal da 1ª Região).

Atividades no dia 10/08

Participantes da Semana de Inovação que estão presencialmente em Brasília tem as seguintes atividades para amanhã, dentro da linha temática do GNovaLab:

  • 10/08 - 9h às 11h - CoLabs: entre a experimentação e os erros honestos 
  • 11h às 13h - Labs de Inovação: O Encontro
  • 11h às 13h - Ser ou não ser? Eis a inovação - Batalha de Avatar

Conteúdo relacionado

Enap e Presidência da República concluem parceria inédita em planejamento estratégico

Foram oito meses de atividades, que incluíram formulação de carteira de iniciativas, entrevistas e estabelecimento de objetivos

Publicado em:
03/04/2024
Especialista internacional destaca importância da burocracia para a inovação no setor público

Rainer Kattel explicou que este é um momento de adaptação, mas também de perseverança, para que seja possível avançar nessa interação

Publicado em:
26/03/2024
O ativista e presidente da CUFA Preto Zezé é o terceiro convidado do InovaPod

Gravado durante a Semana de Inovação 2023, novos episódios do podcast são lançados às segundas-feiras

Publicado em:
10/03/2024
Servidores da Enap fazem retrospectiva de 2023 e planejam prioridades para 2024

Participantes ouviram representantes das áreas, participaram de dinâmicas e receberam homenagens

Publicado em:
28/02/2024