Oportunidade de imersão em metodologias e abordagens testadas em projetos públicos

Imagine um grupo de servidores públicos saindo de suas “repartições” e entrando em uma comunidade para ouvir as histórias das pessoas que ali moram e suas necessidades. Ou abordando cidadãos na porta de um serviço de atendimento para testar um novo modelo de programa. Ou ainda usando inteligência artificial para tomar decisões e fazer entregas mais eficientes para a população. Esses são exemplos de uma nova lógica de fazer política e gestão pública. E o melhor: representantes de iniciativas como essas estão presentes na Semana de Inovação 2022, encabeçada por um movimento crescente de laboratórios de inovação em governo. 

Embora existam em diferentes formatos e modelos, esses labs se configuram como espaços para experimentação de soluções criativas para problemas públicos. Na manhã do dia 09/08 foram duas atividades do GNovaLab, o laboratório de inovação da Enap, voltadas para quem quer fazer colaboração, cocriação, agilidade, uso de dados e com foco nas pessoas (e um pouco de atrevimento também, por que não?). 

A primeira foi GNovaLab de Portas Abertas: mergulhe nas metodologias inovadoras do laboratório. A atividade contou com dinâmica mão-na-massa, onde foram vivenciadas três diferentes abordagens, o design etnográfico, o design sistêmico e as ciências comportamentais. Depois foi a vez do encontro de laboratórios de inovação em governo, com a representação de 20 laboratórios de todos os poderes e esferas da administração pública. Foi um momento de troca de aprendizagens, modelos, experiências e erros. 

Bruna Santos, diretora de Inovação da Enap, destacou o propósito que une essas equipes. “A gente ama o risco, os saltos de coragem e não temos medo de errar, porque o erro faz parte do processo inovador”, afirmou.

“As práticas que já se tornaram padrão em outros ambientes, como academia, terceiro setor, empresas e mesmo de empreendimentos tecnológicos disruptivos são trazidas pelos laboratórios para a administração pública”, complementou Marizaura Camões, coordenadora do GNovaLab. Ela anunciou o lançamento de três publicações da Enap nesta edição da Semana de Inovação:

As publicações relatam experiências dos seguintes projetos: Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas (Ministério da Justiça); Projeto de Inovação dos Atos Normativos (Agência Nacional de Águas); Projeto Perfis, de inovação no trabalho remoto no setor público (Ministério da Economia); e projeto Segurado Especial, de inovação no acesso do segurado especial ao benefício previdenciário (Advocacia Geral da União, em parceria com Tribunal Regional Federal da 1ª Região).

Atividades no dia 10/08

Participantes da Semana de Inovação que estão presencialmente em Brasília tem as seguintes atividades para amanhã, dentro da linha temática do GNovaLab:

  • 10/08 - 9h às 11h - CoLabs: entre a experimentação e os erros honestos 
  • 11h às 13h - Labs de Inovação: O Encontro
  • 11h às 13h - Ser ou não ser? Eis a inovação - Batalha de Avatar

Conteúdo relacionado

GNpapo presencial está de volta e discute projetos de experimentação

O evento acontece na sede da Enap em Brasília e é aberto ao público em geral

Publicado em:
21/09/2022
Aberta chamada pública para avaliadores do 26º Concurso Inovação

A participação como avaliador será considerada prestação de serviço público relevante, não remunerada

Publicado em:
04/09/2022
Aberta chamada para startups e órgãos públicos interessados no uso de inteligência artificial

Inscrições estão abertas para startups na 1ª rodada e para órgãos e entidades públicas na 2ª rodada. O apoio financeiro será de até R$ 80 milhões, no total

Publicado em:
31/08/2022
Enap apresenta agenda de futuros para o Brasil

Documento foi apresentado no encerramento da Semana de Inovação e traz propostas de ações nas áreas de sustentabilidade, infraestrutura e progresso econômico

Publicado em:
10/08/2022