Inscrição cancelada com sucesso!

Na busca pela melhor compreensão do comportamento humano, a ciência comportamental oferece

uma nova perspectiva sobre como indivíduos tomam decisões.

"O enfoque desta metodologia tem a ver com entender bem as pessoas. E nesse sentido, não há outra maneira senão incluí-las dentro do projeto", destacou o Mellado. Ele explicou ainda um pouco sobre a missão do Laboratório de Inovação Chileno, que tem como foco principal criar serviço em função das pessoas, com foco nas pessoas. "É o transversal e o mais importante do projeto é que ele funcione, que seja o que as pessoas exigiram".

No Chile, segundo uma pesquisa realizada em 2014 pela Superintendência de Eletricidade e Combustível, 51% dos cidadãos relataram não entender a conta de eletricidade. E isso gerou a base para promover um projeto, ancorado pelo Laboratório de Inovação do Governo do Chile e de cocriação cidadã, o Projeto Contas Claras.

"É muito importante entender bem as necessidades das pessoas, dos cidadãos. Em todo o processo, em toda as etapas do projeto, os cidadãos foram incluídos", ressaltou Leonardo Mellado, representante da superintendência chilena. Segundo ele, a metodologia utilizada no projeto busca entender as pessoas e quais são os fatores que influenciam o problema e suas variantes. "Ao contrário do que existe quando se encontra um problema, quando dizemos: "este é um problema e vou direto à solução", a metodologia Diamante busca entender quais são as influencias e as variantes para chegar a reformulação do problema", explica.

O resultado não podia ser outro. De acordo com o superintendente, a conclusão do trabalho com o projeto Contas Claras foi bastante satisfatória. "Em cada uma da linha ou indicadores que tínhamos, conseguimos um aumento de 20%. Por exemplo, em termos de clareza e transparência, aumentamos em 25%. Isso nos deixou bastante contentes, pois esse trabalho foi colaborativo, é a cocriação da cidadania". concluiu Leonardo.

Leonardo Mellado participou do Seminário Insights Comportamentais e Políticas Públicas, organizado pela Enap, com a colaboração do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Banco Mundial e da empresa americana Ideas42. O evento teve o intuito de apresentar iniciativas das ciências comportamentais aplicadas ao redor do mundo – em especial, projetos em andamento no Brasil e na América Latina – e estabelecer uma rede de contatos capaz de desenvolver este objetivo.



Insights Comportamentais e Políticas Públicas

O campo científico que estuda a ciência comportamental surgiu na década de 1970, e agora um dos setores que têm absorvido seus princípios e técnicas é o de políticas públicas.

Já são vários os exemplos, principalmente no exterior e, mais recentemente, no Brasil. Nos Estados Unidos e no Reino Unido, a ciência também tem sido usada por instituições e governos na construção de políticas e programas sociais mais eficientes.

"As ciências comportamentais derivam da própria psicologia. É entender como a cabeça das pessoas funciona para pensar, por exemplo, em políticas públicas, essa é uma das aplicações e a principal, é a que interessa mesmo", explica a psicóloga Vera Rita de Mello Ferreira, professora e doutora em Psicologia Econômica.

"A grande novidade é quando as ciências comportamentais se posicionam a favor do cidadão, trazendo contribuições em diferentes ramos para ajudar as pessoas a tomarem melhores decisões para elas mesmas", acrescenta

De acordo com o Relatório do Desenvolvimento Mundial 2015: Mente, Sociedade e Comportamento, do Banco Mundial, diversos fatores comportamentais e sociais podem afetar o êxito de uma política. "A prática de desenvolvimento exige um processo interativo de descoberta e aprendizagem, que implica a distribuição do tempo, dinheiro e conhecimento técnico ao longo de vários ciclos de projeto, implementação e avaliação".

Segundo o relatório, uma visão mais profunda do comportamento humano pode contribuir para o alcance dos objetivos de desenvolvimento em muitas áreas, como desenvolvimento na primeira infância, finanças domésticas, produtividade, saúde e mudança climática.

Enap Entrevista

Trata-se de uma série de entrevistas em vídeo com líderes governamentais, acadêmicos e gestores públicos nacionais e internacionais, que fomentam o debate sobre temas diversos e relevantes para a Administração Pública. Dentre os temas abordados, já foram debatidos a construção de capacidades estatais, implementação de políticas públicas, a promoção do desenvolvimento de servidores públicos, etc.

Confira a playlist no nosso canal do Youtube.

Com informações da Agência Brasil e Banco Mundial