Inscrição cancelada com sucesso!

Obra foi produzida por participantes do programa de desenvolvimento de lideranças, na edição exclusiva e extraordinária voltada a pessoas servidoras negras

 "Vozes Negras no Serviço Público: Memórias e Narrativas Transatlânticas” é uma obra que nasceu da escuta e da potência de comunicação de 24 servidoras e servidores negros. Todos são egressos do LideraGOV 4.0 - programa de formação de novas lideranças para o serviço público.

A quarta edição do Programa foi uma parceria entre Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Ministério da Igualdade Racial (MIR) e Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

O livro foi criado no contexto de uma turma extraordinária formada exclusivamente por pessoas negras. Foram 51 participantes com motivação, perfil e grande potencial para liderança, de diferentes áreas do Executivo federal, integrando uma rede qualificada de relacionamento interinstitucional de líderes altamente capacitados.

Nas páginas da publicação, os autores apresentam suas histórias, trajetórias e reflexões. A obra é mais um marco na construção de uma administração pública mais plural, justa e antirracista. O livro será lançado oficialmente no dia 7 de abril, em Brasília (DF).

Para Ane Silva, uma das autoras do livro, ter participado da edição 4.0 do LideraGOV foi uma experiência de formação, reconhecimento e esperança.

“Foi mais do que uma capacitação técnica: foi um espaço de união, fortalecimento e visibilidade. Foi também um momento de ressignificação: não fomos formados apenas para ocupar espaços — fomos formados para transformá-los”, considera Ane, que é assessora do Gabinete da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) e mestra em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB).

Em sua colaboração na obra, a servidora analisa como a formação de lideranças negras comunica força, esperança, transformação e responsabilidade de promover mudanças que impactem positivamente as futuras gerações.

“Relato também minha experiência pessoal de ‘gestar’ ao mesmo tempo um filho e um novo projeto de vida profissional, em meio ao curso, simbolizando a continuidade do legado de resistência e de construção de novos futuros”, acrescenta a assessora da Senappen.

Guilherme Fabrício, também autor do livro, destaca que o LideraGOV é uma importante iniciativa de qualificação da gestão pública, pois suas quatro edições trouxeram mais de 200 servidores prontos para os desafios que a liderança no setor público impõe.

“Além de chancelar junto às forças políticas um repositório qualificado para decodificar ações governamentais através de políticas públicas eficazes, o programa consolida a Enap em posição estratégica como escola de governo.”

Nesse contexto, o livro traz uma perspectiva humanista dessa formação, em especial sobre os descendentes da barbárie humana que foi o tráfico transatlântico de pessoas do continente africano para o Brasil, evidenciando num primeiro momento que essas chagas são fortemente presentes na nossa sociedade, mas que há um caminho de esperança quando enxergamos essas mesmas pessoas participando da construção e da constante transformação do Estado brasileiro.

Guilherme Fabrício apresentou em seu texto, em suas palavras, uma visão humanizada do cidadão médio pertencente às parcelas minorizadas da população. “Assim como outros, esse cidadão enfrentou e ainda enfrenta desafios de vida e percebe que as políticas públicas, embora também direcionadas a ele, são frequentemente instrumentalizadas e pensadas por pessoas com vivências semelhantes”, reflete Fabrício.

Lançamento do livro “Vozes Negras no Serviço Público”

O “Vozes Negras no Serviço Público: Memórias e Narrativas Transatlânticas” será lançado em 7 de abril, às 17h, em Brasília (DF). Interessados em participar do evento devem fazer as inscrições antecipadamente neste link. A programação contará com a presença de autoras e autores e sessão de autógrafos.

Esta é a segunda obra desenvolvida no âmbito do LideraGOV. Em 2024, Ministério da Igualdade Racial, em parceria com o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) e a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) lançaram a publicação “Mulheres Negras no Serviço Público Federal”, acesse o livro no repositório da Enap, um projeto que reúne as histórias inspiradoras de servidoras públicas negras de todo país, participantes da Turma 4.0 do Programa LideraGOV.

Lançamento do livro “Vozes Negras no Serviço Público: Memórias e Narrativas Transatlânticas”

Local: Sebrae Asa Norte – W3 Norte, Quadra 515, Bloco C – Brasília/DF
Data: 7 de maio de 2025 (quarta-feira)
Horário: Das 17h30 às 19h30
O livro já está disponível on-line! Leia agora no repositório da Enap

Inscrições para o lançamento

Update cookies preferences