Terceira edição do programa oferece oportunidade para desenvolver perfis de lideranças. São 50 vagas para servidores públicos federais 

Servidores públicos federais não ocupantes de cargos DAS 4, 5 e 6 ou função comissionada no Poder Executivo podem se inscrever até 29 de janeiro no Lideragov - programa de desenvolvimento de líderes da administração pública federal. A iniciativa é resultado da parceria entre a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O objetivo é oferecer formação diferenciada para formar uma rede de servidores qualificados, aptos a atuar como líderes inovadores, comprometidos com a geração de valor público, e com prontidão para ocupar cargos e funções estratégicas. 

O processo seletivo do LideraGOV é composto de três etapas, que incluem desde avaliação da trajetória acadêmica e profissional do candidato até a avaliação de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários a todo e qualquer servidor público, e especialmente desejáveis em perfis de liderança.  

Os aprovados nas três etapas cursarão 120 horas de aula que serão realizadas a cada 15 dias (ao vivo, no formato on-line) e mais 20 horas de atividades suplementares, como mentorias e atividades de feedback. Ao todo, serão ofertadas 50 vagas. 

O início

O LideraGOV foi lançado em edição piloto em 2020 e formou, em junho do ano seguinte, 59 servidores federais. Na segunda edição, em 2022, pelo menos 35 órgãos e entidades federais estiveram representados entre os 80 participantes do segundo curso de qualificação do LideraGOV. 

Dos 138 egressos do LideraGOV, cerca de 25% passaram a ocupar cargos de direção e assessoramento superiores.

Rede LideraGOV

Todos os participantes do curso de qualificação do LideraGOV podem, a critério próprio, fazer parte de uma rede de servidores públicos com alta capacidade de gestão e liderança. A Rede LideraGOV, criada por meio da  Portaria Conjunta nº 37, de 2022, integra um conjunto de ações para o desenvolvimento contínuo desses servidores, visando fortalecer o vínculo entre eles e alavancar o resultado dos trabalhos e aprimorar suas competências de liderança, pela possibilidade de compartilhar experiências e conhecimentos.

Conheça o programa e tire suas dúvidas.

Inscreva-se!

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

Terceira edição do LideraGOV forma alunos de 35 instituições públicas

Os 50 formandos atuam em 10 estados e no Distrito Federal

Publicado em:
07/12/2023
MGI e Enap celebram parceria para capacitação de conselheiros e conselheiras nas empresas públicas

Cooperação inédita trará impactos positivos na governança corporativa

Publicado em:
05/12/2023
Enap promove ações para marcar o mês da Consciência Negra

O período é tempo de atividades formativas e culturais para evidenciar lutas contra o racismo, o preconceito e as desigualdades sociais

Publicado em:
20/11/2023
Edição extraordinária do LideraGOV para pessoas negras abre inscrições

Iniciativa reforça compromisso do Governo Federal com agenda racial e ampliação de representatividade

Publicado em:
23/08/2023