"Construção colaborativa e transformação em governo" mostra como as parcerias podem resolver problemas complexos

Em 2020 e 2021, a GNova Transforma, área de transformação governamental da Enap, realizou 39 projetos de inovação com foco em soluções para problemas públicos e construção de estratégias organizacionais. Foram mais de 3.500 participantes em 391 oficinas, totalizando 3.223 horas de atividades. Também houve, no período, 11 turmas de formação de facilitadores de processos colaborativos, seguindo o compromisso da Escola de formar uma rede de servidores públicos capazes de atuar como facilitadores em projetos de inovação e transformação governamental.

Algumas dessas experiências estão reunidas no livro Construção colaborativa e transformação em governo, o mais novo lançamento da Enap, obra que sistematiza as aprendizagens ancoradas nos projetos de transformação governamental. São conceitos, recursos metodológicos e técnicas com o objetivo de auxiliar na facilitação de processos colaborativos no serviço público.

Ao abordar a confiança como recurso fundamental para superar barreiras para a construção de uma realidade colaborativa e dialógica, o livro diz que a colaboração é um gesto de confiança no outro, em nós mesmos e no futuro que podemos cocriar.

A publicação tem a parceria do Fundo de Populações das Nações Unidas (Unfpa) e foi realizada com base em 23 entrevistas com profissionais que atuaram diretamente em oito projetos de transformação governamental conduzidos pela Enap. Foram realizadas também análise documental desses projetos e pesquisas bibliográficas, e contempladas aprendizagens advindas da experiência do autor no campo de facilitação de processos colaborativos.

Acesse aqui o o livro digital

Licença Padrão Enap: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte. 

Roda de conversa marcou o lançamento

O autor da obra, Eduardo Rombauer van den Bosch, afirma que recebeu os desafios de explicitar o saber fazer da Enap e sistematizar ferramentas de colaboração. “Busquei fazer um mosaico do que são essas aprendizagens. O tema ainda é incipiente e não é fácil colocar em palavras. Selecionamos oito experiências, entrevistamos todos os líderes de projeto, facilitadores, equipe da Enap que acompanhou esses projetos” conta o autor.  Para ele, os maiores aprendizados na jornada foram identificar pontos cegos para evitar soluções inadequadas, ter diálogo aberto para enxergar a realidade do projeto de forma integrada e ter conexão humana para fortalecer a satisfação, o senso de propósito e a proatividade das pessoas envolvidas.

Para Bruna Santos, diretora de Inovação da Enap, o livro fala de muitos aprendizados que a equipe teve ao longo dos anos e abarca um jeito GNova de fazer inovação. “A Enap tem uma agenda de inovação consolidada, desde a melhoria de processos na busca de solução de problemas e  também na política pública de inovação”, disse Bruna no evento de lançamento do livro. Ela acredita que, apesar dos obstáculos, é possível mudar a forma como uma organização trabalha, especialmente com normas e narrativas criadas e na maneira como grupos de pessoas estabelecem rotinas para resolver problemas.

Aventure-se. Você não precisa ser um “ás da facilitação”

O livro tem um capítulo dedicado à facilitação em processos colaborativos. O trabalho de facilitação, também chamado de moderação ou mediação, tem papel determinante para que haja diálogo para lidar com situações complexas ou desafiadoras.

Adriana Ligiéro, coordenadora-geral de Serviços de Transformação Governamental substituta, da Enap, falou sobre sua primeira experiência com construção colaborativa no serviço público. “Participei de um planejamento estratégico com facilitadores e fiquei encantada com o poder que era construir um planejamento horizontal, de forma mais rica e representativa”, contou. Posteriormente ela fez cursos e formações específicas. Mas acredita que mesmo alguém sem experiência no tema pode se aventurar, pegar uma técnica de facilitação e aplicar na sua próxima reunião ou em um projeto futuro. “Vá contagiando as pessoas aos poucos, construindo um espaço de confiança, acessando conhecimento, fazendo os cursos da Enap, não tenha medo de experimentar”, recomenda. Adriana destaca ainda que é importante não se colocar como superior às pessoas que estão ali construindo. “Plantando essa semente, você pode entender que não precisa ser o “ás da moderação''. O recado que deixo é não tenha medo de se aventurar”, finaliza a coordenadora.  

E por falar em cursos da Enap...

Veja os cursos da Enap com inscrições abertas ou que abrirão inscrições em breve, relacionados à temática da inovação, ferramentas de colaboração e facilitação remota. Eles acontecem com interação ao vivo, com dia e hora marcados, em sala de aula virtual.

Facilitação gráfica e registro visual

Ajuda você a registrar as informações de reuniões e eventos de maneira mais eficiente e assertiva. Carga de 21h, inscrições até 16 de maio.

 

Ferramentas tecnológicas – Zoom

Para ter diferencial nas suas reuniões ou aulas explorando todas as facilidades do Zoom. Carga 5h, inscrições em breve.

 

Ferramentas tecnológicas - Miro

As principais configurações, funcionalidades e as boas práticas relacionadas à ferramenta interativa Miro. Carga 5h, inscrições até 30 de maio.

 

Ferramentas tecnológicas – Google Classroom e Jamboard

Conheça as principais configurações, funcionalidades e as boas práticas relacionadas a essas ferramentas. Carga 5h, uma turma com inscrições até 27 de maio, outra até 30 de maio.

 

Ferramentas tecnológicas – Kahoot! E Mentimeter

Para quem quer conhecer as configurações, funcionalidades e boas práticas relacionadas a essas ferramentas. Carga 5h, inscrições até 30 de maio. 

 

Design sprint

Para resolver problemas ou tomar decisões estratégicas usando testes rápidos. Exercícios práticos. Carga 16h, inscrições até 13 de maio.

 

Hackeando a mente: começando pela comunicação

Seja um profissional assertivo e desconstrua barreiras para a gestão da comunicação. Carga 20h, inscrições até 26 de maio.

 

A força da sua história – Redesenhando sua comunicação como gestor

Crie narrativas envolventes. Descubra a força da sua história. Carga 8h, inscrições até 25 de maio.

 

Na Escola Virtual de Governo (EV.G) temos os cursos autoinstrucionais abaixo, que podem ser feitos a qualquer tempo, de acordo com a disponibilidade do participante. 

- Princípios do Design Thinking e Inovação em Governo

- Uso do Design em Políticas Públicas

- Design Sprint em Projetos de Transformação Digital

- Design Thinking Aplicado à Educação