No último dia da Semana de Inovação 2024, representantes do MIT Media Lab - laboratório de pesquisa da escola de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) - e do Sesi Lab compartilharam suas experiências com o público que lotou um dos anfiteatros da Enap, nesta quinta-feira (31).
A coordenadora de Exposições e Ações Culturais do SESI Lab: museu de arte, ciência e tecnologia, Carolina Vilas Boas, abriu a mesa redonda apresentando o Sesi Lab, primeiro laboratório deste tipo e com este porte na região Centro-Oeste. Em quase dois anos de funcionamento, mais de 400 mil pessoas já passaram pelo local, no coração de Brasília. “Estimulamos a interação na prática com os diferentes saberes que formam nossa abordagem educacional, considerando sempre a busca pela inovação como elemento transversal aos processos”, explicou.
Carolina falou da missão do espaço, das contrapartidas ao assumirem o local com adoção de praça e de um corredor de acesso à rodoviária, os projetos extras, como por exemplo o kit didático para professores das escolas dos Sesi usarem em suas aulas, a programação cultural e diversa e as iniciativas especiais.
Na sequência, Gabriela Bìlá, arquiteta multimídia focada em estudar os futuros das cidades no MIT Media Lab, falou um pouco do funcionamento do MIT, um espaço aberto, com paredes de vidro e espaços amplos que possibilitam a conexão, troca e criatividade. “Eu costumo dizer que somos antidisciplinar, iterativo e com uma contribuição muito forte entre academia e indústria, com ideias que viram startups e outros projetos.”
O MIT Media Lab é composto por 24 grupos de pesquisa, focados em temas específicos, como o que constrói próteses de partes do corpo. Gabriela falou um pouco do trabalho desenvolvido por ela no local e de um projeto que gerou uma reflexão sobre teletransporte. “Cada decisão que a gente toma afeta sistematicamente toda a experiência que se segue na sequência. Quando questionamos ‘e se o teletransporte fosse uma realidade?’, pensamos o que aconteceria com as ruas, como ficaria nossa reflexão sobre o tempo. A ideia não era se preparar para o futuro do teletransporte, mas gerar reflexões para o mundo hoje.”
Inovação a serviço do cuidado
A 10ª edição da Semana de Inovação começou na terça-feira (29) e termina nesta quinta-feira (31). Com o tema “Novas Formas de Cuidar”, o evento - considerado o maior de inovação pública da América Latina - traz reflexões sobre a construção de políticas públicas e inovações em governo a serviço do cuidado. Ao todo, foram mais de 600 horas de programação, com mais de 400 atividades presenciais e on-line dedicadas ao tema.
Mais informações no site: semanadeinovacao.enap.gov.br
Sobre a SI 2024:
A Semana de Inovação 2024 é realizada pela Enap, em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o Ministério das Mulheres e o Tribunal de Contas da União (TCU), com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e tem patrocínio de Petrobras, Itaipu Binacional, Instituto Unibanco, Microsoft, IBM/TD Synnex, Fundação Lemann, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), CGi.br, Serpro, Dataprev, Caixa e Governo Federal.