Evento virtual ocorre de terça a sexta-feira (9 a 12/11) e a participação é gratuita

 Modelo entre os governos digitais do mundo, a plataforma GOV.BR é destaque na Semana de Inovação 2021, que começa nesta terça-feira (9/11) e vai até o próximo dia 12. O evento, considerado o maior do tipo na América Latina, apresentará tendências e possibilidades de transformação para as organizações públicas, iniciando sua sétima edição com 360 horas de atividades previstas.

Realizada pelos ministérios da Economia e da Ciência, Tecnologia e Inovações, pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil), desta vez a atividade ocorrerá em uma galáxia virtual de inovação composta por quatro mundos. A participação é gratuita e as inscrições podem ser realizadas antes ou mesmo durante a programação na plataforma GOV.BR. 

A abertura da Semana de Inovação será às 15h30 desta terça-feira (9/11) com o tema “Um chamado para Ousar”. Também participam em vídeo o secretário de Governo Digital, Fernando Coelho Mitkiewicz, e o presidente da Enap, Diogo Costa, entre outros dirigentes dos órgãos que realizam o evento. Já às 16 horas está prevista a participação de Jimmy Wales, fundador da Wikipedia (a famosa enciclopédia internacional de conteúdo gratuito e colaborativo na Internet), com o painel Plataformas Colaborativas para Realizar Mudanças.

O secretário Fernando Coelho Mitkiewicz coordena a mesa-redonda “GovTech e os Caminhos para a Transformação do Estado”, na quarta-feira (10/11), às 19 horas, com as participações de Bento Bueno (Oracle), Alexandre Ávila (Serpro), Ricardo Mansano (Huawei) e Vagner Diniz (CGI.br).

“Para atender à 4ª população mais conectada do mundo, a população brasileira, apostamos no GOV.BR como a plataforma pela qual o cidadão tem os serviços do governo acessíveis na palma da mão, 24 horas por dia, sete dias por semana”, reforça Mitkiewicz. E completa: “Ainda temos muito o que fazer. Estamos trabalhando para avançar para o estágio de governo como plataforma, ofertar serviços seguros preditivos, garantir que esses serviços sejam centrados no cidadão e fomentar a inovação em governo junto às demais esferas governamentais, à academia e às GovTechs”.

O secretário de Gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert, participa do painel Eficiência e Inovação na Gestão de Imóveis do Setor Público: os Programas Racionaliza e Unifica, na quarta-feira (10/11), às 19 horas. “A Semana de Inovação é uma grande oportunidade de compartilharmos projetos inovadores de transformação da Administração Pública, como o Programa de Gestão e Desempenho, o TransformaGov e o Racionaliza, dentre outros”, afirma.

Nos quatro dias de evento, estão previstas as participações de outras personalidades da inovação mundial, como Mike Bracken. Ele é sócio da public.digital, consultoria de transformação de governos e grandes instituições públicas, e consultor da diretoria do Lloyds of London, além de assessor de ministros e oficiais governamentais em prestação de serviços digitais em mais de 20 países. Bracken participa na quinta-feira (11/11), às 17 horas, do painel “Governo Digital hoje ou amanhã?”, com a presença do secretário especial Caio Mario Paes de Andrade.

Sobre o GOV.BR

O GOV.BR reúne todos os 4,8 mil serviços públicos do governo federal e, por meio da plataforma, o Brasil acaba de ser reconhecido pelo Banco Mundial como um dos líderes em governo digital no mundo. Está à frente de todos os países das Américas e de todos com mais de 100 milhões de habitantes, entre as 198 nações avaliadas. No ranking geral, o Brasil é considerado o 7º GovTech mundial.

“O GOV.BR já é uma plataforma com 115 milhões de usuários, mais da metade da população brasileira. Em janeiro de 2019, tínhamos 1,8 milhão. Este é um salto incrível”, ressalta o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade.

A evolução do GOV.BR como plataforma de serviços e de relacionamento com o cidadão é um dos principais feitos que o governo brasileiro deverá apresentar na Semana de Inovação. Os participantes poderão acessar o estande institucional do GOV.BR com informações sobre alguns dos principais focos da transformação digital no país: Identidade Digital, Startup GOV.BR, Privacidade da Informação e Inteligência de Dados.

“Espero que os participantes aproveitem bastante a experiência, conheçam todas as atividades e iniciativas que temos com a marca GOV.BR, que representa toda essa mudança que viemos fazendo na transformação digital do Brasil através da transformação do governo brasileiro”, acrescenta o secretário especial, que participará em vídeo da abertura do evento.

Saiba mais sobre o evento

Na galáxia virtual da Semana de Inovação, os painéis, mesas-redondas e demais atividades ocorrem em quatro mundos: 

  • Adminai: desafios da gestão pública e geração de resultados;
  • Populum: desafios sociais e o impacto na vida das pessoas;
  • Territorea: desafios territoriais, as cidades e o meio ambiente;
  • Techterea: desafios digitais e tecnologia atendendo o cidadão. 

Com o auxílio de um assistente virtual personalizável, os participantes poderão viajar por todos esses quatro mundos, além do Universo Paralelo, o Palco Meteoro e o Astro Central, que é o palco principal da Semana de Inovação, onde palestrantes como o escritor e colunista Coleman Hughes e a autora premiada Madeleine Bunting irão se apresentar durante as tardes do evento.

No Meteoro Pitch - Dataprev – empresa pública que é a principal patrocinadora da Semana de Inovação –, serão apresentados projetos inovadores de todo o Brasil  e algumas experiências internacionais, na forma de pitchs (pequenas apresentações de 15 minutos), a partir de quarta-feira (10/11), das 9h às 12h30.

O Universo Paralelo compreende os Desafios Futuros (oficina de três dias para pensar o que virá), o Conexões Enterprise (gera novas conexões profissionais e cria novas redes para seus participantes) e o iGOV Nigths (organizado por servidores públicos).

De acordo com o presidente da Enap, Diogo Costa, a experiência da Semana será idêntica a de grandes eventos que aconteciam presencialmente, só que agora em formato on-line. “O debate sobre inovação já começa em como os palestrantes e o público participarão desse encontro. É um universo único, literalmente. A nossa Galáxia SI-021 (abreviatura de Semana de Inovação 2021) terá mundos e astros com luz própria, prontos para inspirar soluções de tecnologia e inovação para o setor público”, aposta.

Dentro de cada um dos quatro mundos, ainda existem os Objetos Bem Identificados, espaço dedicado aos conteúdos On Demand, que podem ser encontrados a qualquer momento pelos participantes, e os Satélites, com atividades sugeridas por proponentes/instituições de todo Brasil.

Estarão nos Objetos Bem Identificados os conteúdos:

  • Painel Especial de Desafios Públicos e os pitchs com experiências do Startup GOV.BR e municípios (organizado pela Secretaria de Governo Digital);
  • TransformaGov - Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado, Metodologia inovadora para mapear competências, Quebre o iceberg - Checkin - Chegue chegando na reunião, Inovação na Contratação de Serviço Centralizado de Limpeza, IMR – como melhorar a qualidade dos serviços em contratos inovadores – a experiência da Central de compras, Melhores práticas em Serviços Compartilhados – Central de Compras, Construindo Relacionamentos (Secretaria de Gestão)
  • LA-BORA! GOV (Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal)

Semana de Inovação 2021 (Evento virtual)

Abertura: Terça-feira (9/11), às 15h30

Participação: gratuita

Inscrições: https://semanadeinovacao.enap.gov.br/index.php

 Confira a participação da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital na Semana de Inovação 2021