O Programa Liderando para o Desenvolvimento - Novos Prefeitos deu início, nesta segunda-feira (25), a uma nova turma, com foco em novos prefeitos. A iniciativa da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) tem apoio de diversos parceiros – entre eles ministérios, instituições do terceiro setor e organismos internacionais – e foca na ampliação da capacidade dos entes e no desenvolvimento local.
A oitava turma alcança 18 estados, com 54 lideranças presentes. Entre eles estão 36 prefeitos(as) e 18 vice-prefeitos(as), sendo 35 de municípios cuja população tem menos de 20 mil habitantes. Até o momento, haviam sido realizadas somente turmas virtuais para prefeitos, vice-prefeitos e assessores. A nova turma tem o diferencial de ser a primeira turma presencial desde o início da pandemia.
O curso terá duração de três dias, num total de 20 horas, com o intuito de abarcar os conteúdos mais relevantes para os prefeitos em temáticas como: desafios dos municípios no contexto da pandemia, inovação e transformação digital, liderança, desenvolvimento urbano sustentável, cidades inteligentes e empreendedoras.
Cerimônia de abertura da oitava turma
O presidente da Enap, Diogo Costa, ressaltou que a Enap, como uma escola nacional, busca trabalhar de forma a atender às necessidades de todas as regiões do país. “A população percebe quando o governo se transforma, e os municípios são o ponto de início dessa transformação. O país muda a partir dos municípios”, explicou.
O diretor de Educação Executiva da Enap, Rodrigo Torres, ressaltou a importância do trabalho e o alcance da capacitação. "Até hoje, o programa já formou 584 líderes, de 266 estados. Para uma época de pandemia, esse é um número bastante expressivo", disse.
Gleisson Rubin, secretário especial adjunto da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia (ME), participou da abertura do curso e destacou a necessidade de o governo buscar soluções que agreguem valor, inovando na maneira de atender seus cidadãos. “Os cidadãos de todos os municípios são exigentes da mesma forma. Com a agenda da digitalização, podemos oferecer respostas qualificadas para os cidadãos, através de diversas plataformas, desonerando o Estado de estruturas pesadas”, ressaltou o secretário.
Participaram também da abertura do curso o secretário especial da Secretaria Especial de Assuntos Federativos (Seaf), Flávio Giussani;a secretária-executiva adjunta do Ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Alice Carvalho; o diretor nacional da Agência de Cooperação Alemã GIZ, Michael Rosenauer e a gerente de Gestão Pública e Educação do Instituto Humanize, Gláucia Macedo.
O que é o Liderando para o Desenvolvimento?
O Liderando para o Desenvolvimento é uma capacitação de alto nível com o objetivo de desenvolver lideranças estaduais e municipais para fortalecer o desenvolvimento local e contribuir para a melhora da entrega de políticas públicas e serviços ao cidadão.
É composto por três diferentes capacitações: Liderando Mudanças - Estados (para secretários estaduais de pastas estratégicas), Novos prefeitos (para prefeitos eleitos) e Liderando Mudança - Municípios (para secretários municipais de pastas selecionadas).
Por que participar?
O Liderando desenvolve capacidades analíticas com uma metodologia inovadora e adequada à realidade das lideranças, com a participação de renomados especialistas nacionais e internacionais em temáticas de relevância e compartilhamento de boas práticas e experiências aplicadas.
Ao fim do curso, o participante terá aprimorado ferramentas de gestão e ampliado seu conhecimento, com formação de rede entre pares, com o governo federal, entidades do terceiro setor, entidades do setor privado, associações municipalistas e organismos internacionais.
O curso desenvolve competências de liderança individual e coletiva e soluções inovadoras, significativas e viáveis para os desafios das lideranças em seu contexto local.
Resultados até o momento
- 584 Líderes da alta gestão alcançados, de 266 municípios brasileiros, em todas as unidades da federação.
- Prefeitos e vice-prefeitos: 117
- Secretários estaduais/Subsecretários/Adjuntos: 117
- Secretários municipais: 145
- Assessores/diretores/chefes de gabinete: 205
A Enap realizará, em novembro, mais duas turmas presenciais, somente para prefeitos e vice-prefeitos, seguindo todos os protocolos de segurança. Saiba mais e se inscreva: https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/1368/