Foto: Ana Paula Fornari Benvegnu/Enap
Ao questionar o futuro da mobilidade, colocando mudanças climáticas, eletrificação e incentivo para usuários de veículos verdes, buscou-se trilhar caminhos inovadores e sustentáveis para a melhora da qualidade de vida urbana.
Em discussão promovida pelo aplicativo de mobilidade e conveniência 99, na Semana de Inovação da Enap, os temas foram novas tecnologias e possibilidades de incentivo ao setor de transporte público e privado, com ressalvas à necessidade de inovação e, idealmente, a participação do governo junto ao terceiro setor.
Responsável pelo laboratório de inovações DriverLab, da 99, Thiago Hipólito apresentou os desafios de encontrar soluções viáveis para um setor ainda em efervescência. E classificou a criatividade e o estudo para criação de novas soluções como o maior capital deste setor.
“Existe uma grande necessidade de se trabalhar junto à administração pública para tentar resolver os problemas que a burocracia e a falta de legislação específica trazem. É claro que, ao se falar sobre iniciativas verdes para o transporte público e privado, muita gente fala que são ‘bolhas’. Mas é necessário criar incentivos para tentar minimizar essa impressão de que é um luxo para se entender que é uma tendência mundial”, sintetizou Hipólito.
A gerente de relações governamentais da Raízen, empresa integrada de energia, Giuliana Franco, falou sobre a necessidade de se criar energia renovável para tentar democratizar o uso de novas tecnologias, como os carros e bicicletas elétricas, para tentar fornecer um transporte mais rápido e sem tantos danos causados, por exemplo, pela emissão de gases.
No painel, houve, ainda, críticas ao modelo de transporte público implementado no Brasil, com veículos antigos, precários e excessivamente poluentes. Uma das ideias apontadas foi a possibilidade de se implementar novas frotas, elétricas, para diminuir a emissão de carbono e aproveitar a energia renovável produzida em grande escala a partir de plantações de cana de açúcar, por exemplo.
Sobre a Semana de Inovação
A Semana de Inovação tem como objetivo reunir os principais especialistas do setor para promover debates e troca de experiências sobre iniciativas de uso de tecnologias, metodologias e processos para melhorar o serviço público brasileiro. É um evento que tem como realizadores: Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Tribunal de Contas da União (TCU), Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e Ministério da Economia. Além da correalização do Ministério da Saúde, do SUS, do Ministério da Educação, da Funasa, do Inep, da Fundação Joaquim Nabuco e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).
Em 2022 o evento chega a sua oitava edição. Com o tema “Tempo de criar”, a Semana de Inovação 2022 acontece entre os dias 8 e 10 de agosto em formato híbrido, on-line e presencial em Brasília, no Rio de Janeiro e em Recife. Dataprev, Serpro, Adaps, Sebrae, BID, Cateno, 99, Gringo, Microsoft, Nic.Br, CGI.Br e Zoom já são patrocinadores desta jornada! Além do apoio da República, ABDI, Eldorado, Museu de Arte do Rio, Wylinka, IFood, Catálise, Instituto Unibanco, Lab Griô e Porto Digital.