A Escola promoveu encontro de dois dias com servidores públicos homens ocupantes de cargos de liderança para debater o papel dos líderes no século 21 

Proporcionar reflexão a respeito dos impactos da masculinidade nos ambientes de trabalho foi o tema chave do curso “Liderança para homens no século 21”, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) nos dias 5 e 6 de março. O encontro reuniu 42 participantes de várias entidades da administração pública, na sede da Escola, em Brasília (DF).

Inédito na história da Enap, o curso recebeu a visita da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e da presidenta da Enap, Betânia Lemos. O objetivo é discutir a masculinidade pautada nas novas habilidades para liderança no século 21, debatendo assuntos como empatia, equidade de gênero e inclusão. “Historicamente temos uma cultura de masculinidade mais rígida, autoritária e esse comportamento se via também nos papeis profissionais. Nos últimos anos o conceito de masculinidade tem mudado”, comentou o facilitador Marlon Camacho. 

“Hoje, quando falamos de masculinidade, falamos de uma sociedade mais plural, de diversidade, de possibilidade de expor habilidades consideradas femininas, como emoções, empatia, escuta. Essas habilidades também são exigidas ao homem no cenário atual e provocam neles questionamentos, sensação de desconforto, de perda de privilégios. Pensando em debater isso, o curso foi formado”, completou. 

Cenário

Os homens são hoje a maioria dos servidores públicos federais - 58,4%, segundo o Painel Estatístico de Pessoal. Quando falamos em cargos de alta liderança (como Funções Comissionadas Executivas/FCE de nível 13 para cima), eles ocupam um espaço ainda maior: 61, 6%. E quanto mais alto o cargo, menor é a presença de mulheres. 

“Os homens, como maioria dos ocupantes de cargos de alta gestão no setor público no Brasil,  têm a responsabilidade de entender as habilidades necessárias para um líder e propor a transformação, a mudança”, falou a diretora de Educação Executiva da Enap, Iara Alves, durante a abertura do evento. 

O curso foi oferecido para ocupantes de cargos  a partir de FCE e CCE 13 ou equivalentes do Executivo Federal. 

Clarisse Façanha

Foto: Nethali Medeiros - Enap