Criador da teoria do crescimento unificado acredita que a evolução virá da evolução do capital humano

Um dos grandes momentos da Semana de Inovação foi a troca de pensamentos sobre a evolução humana, entre o presidente da Enap, Diogo Costa, e Oded Galor, criador da teoria do crescimento unificado, um dos últimos painéis do evento, que terminou nesta quarta-feira (10).

Falou-se sobre o último lançamento de Galor, a Jornada da Humanidade, que mostra a evolução das sociedades humanas desde o primeiro ser humano na África. “Cerca de 300 mil anos atrás, (o personagem) tentava resolver os mistérios mais fundamentais dos últimos séculos: as transformações nos padrões de vida e a história da desigualdade”, explicou o autor. O conhecimento passado é resultado do que nós vivemos hoje”, acrescentou.

Um dos grandes motivos para o que Oded Galor trata como evolução humana é a evolução na renda dos indivíduos. A geração de riqueza e a industrialização do mundo, que já conta com inteligência artificial, humanização de robôs e mudanças nos níveis de subsistência da humanidade.

“O crescimento da desigualdade, que é tratado por muitos como um mistério, deve-se à jornada da humanidade pela modernização das coisas. O crescimento social fez com que as pessoas exigissem mais e mais, culminando em diversas revoluções industriais e na criação de novas necessidades que antes não existiam”, complementou.

Por fim, como sugestão para a nossa geração, Oded Galor fortalece a ideia de que o ser humano é o maior investimento que a humanidade tem. E que, por isso, investir em capital humano continua sendo a melhor forma de se garantir a evolução.

Sobre a Semana de Inovação

A Semana de Inovação tem como objetivo reunir os principais especialistas do setor para promover debates e troca de experiências sobre iniciativas de uso de tecnologias, metodologias e processos para melhorar o serviço público brasileiro. É um evento que tem como realizadores: Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Tribunal de Contas da União (TCU), Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e Ministério da Economia. Além da correalização do Ministério da Saúde, do SUS, do Ministério da Educação, da Funasa, do Inep, da Fundação Joaquim Nabuco e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).

Em 2022 o evento chega à 8ª edição. Com o tema “Tempo de criar”, a Semana de Inovação 2022 acontece entre 8 e 10 de agosto em formato híbrido, on-line e presencial em Brasília, no Rio de Janeiro e em Recife. Dataprev, Serpro, Adaps, Sebrae, BID, Cateno, 99, Gringo, Microsoft, Nic.Br, CGI.Br e Zoom já são patrocinadores desta jornada! Além do apoio da República, ABDI, Eldorado, Museu de Arte do Rio, Wylinka, IFood, Catálise, Instituto Unibanco, Lab Griô e Porto Digital.

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

Concurso Inovação do Setor Público anuncia vencedores entre os 23 finalistas

A premiação englobou cinco categorias e teve recorde de votação

Publicado em:
08/11/2023
Contagem regressiva para a Semana de Inovação da Enap 2023

Faltam 4 dias! Veja aqui as informações sobre estrutura do evento, estacionamento, comodidades, acessibilidade e sustentabilidade

Publicado em:
02/11/2023
Confira as novidades da Semana de Inovação 2023; inscrições estão abertas

O maior evento de inovação pública da América Latina chega a sua 9ª edição e será realizado entre os dias 7 e 9 de novembro

Publicado em:
05/10/2023
Semana de Inovação divulga selecionados da Chamada Pública; mais de 130 atividades serão ofertadas

O maior evento de inovação pública da América Latina chega a sua 9ª edição e terá mais de 500 horas de atividades 

Publicado em:
05/10/2023