O primeiro dia da Semana de Inovação começou com grande movimentação dos inscritos e palestrantes que ocuparam as instalações da sede da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e uma das atividades foi a oficina introdutória ministrada por Juha Leppäne e Mikko Annala, intitulada Foresight para Políticas Públicas. A prática é uma metodologia que elabora de maneira sistemática reflexões e análises sobre panoramas futuros, de modo a tentar conduzir trajetórias de desenvolvimento funcional e operacional no ambiente governamental. A atividade faz parte do programa Conexões Emergentes, conduzido pelo GNovaLab, em parceria com a Demos Helsinki.
Durante o encontro, Mikko Annala conduziu uma dinâmica com os participantes para analisar exemplos vividos no dia a dia de cada um deles em seu ambiente de trabalho. Já Juha Leppäne enfatizou que o Foresight tem o objetivo de criar cenários e trazer soluções para lidar com as diferentes realidades e as perspectivas para os governos. “Temos que ter estratégias, sermos efetivos para engajar mais pessoas e reconhecer que é importante envolver o todo e isso requer muito trabalho” - disse Juha Leppäne.
Por outro lado, Mikko ressaltou que existe muita imprevisibilidade no mundo mas que podemos antecipar o futuro de modo a observar as tendências. Para concluir, o especialista disse ser um privilégio participar da Semana de Inovação Enap 2023, em especial pela possibilidade de trocas de experiências com participantes da América Latina. “O que trazemos de novidade para o evento é com base nos aprendizados que temos adquirido com os governos ao redor do mundo”, finalizou.
Fotos: Paulo Negreiros. Foto da capa: Ana Paula Fornari Benvegnu/Enap