Enap e Embaixada da França no Brasil apresentam as opções de intercâmbio para brasileiros no país francês

Foto: Ana Paula Fornari Benvegnu/Enap-Ascom

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) recebeu nesta quarta (3) na sede da Escola, em Brasília-DF, a Embaixada da França para a realização de palestra sobre “Reforma da alta administração pública na França”. Os participantes foram informados, também, dos ciclos internacionais e as oportunidades de capacitação de servidores públicos brasileiros junto ao Institut National du Service Publique (INSP).

A presidenta da Enap, Betânia Lemos, abriu o evento e ressaltou a parceria com a França: “Em que pese as diferenças estruturais, organizacionais e culturais entre os países, temos muitos desafios em comum na gestão pública. A Embaixada da França é uma parceira de longa data da Enap, especialmente em eventos de liderança e liderança feminina, disse.

Estiveram presentes, ainda, a assessora adjunta de cooperação e ação cultural da Embaixada da França no Brasil, Sophie Jacquel, a encarregada de negócios da Embaixada, Julie Maraval, o secretário para a Transformação do Estado, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Francisco Gaetani, e a diretora de Educação Executiva da Enap, Iara Alves, como moderadora.

Oportunidades de capacitação

Durante a palestra foi apresentado o Institut Nationale du Service Publique da França, que é uma escola de governo dedicada ao recrutamento, treinamento inicial e contínuo de executivos e gerentes franceses. O INSP atua principalmente na área de Direito Administrativo, Relações Internacionais, Administração Pública, Controle e Fiscalização, além da cooperação internacional com institutos de outros 130 países, liderando uma rede de mais de 4000 mil ex-alunos internacionais.

Julie Maraval apresentou brevemente os tipos de formação que o INSP oferece, como cursos curtos, cursos a longo prazo, pós-doutorado e os ciclos internacionais de aperfeiçoamento, com duração de até um ano e contam com estágios em órgãos públicos franceses.

Mais informações no site do Institut e fique atento aos canais de divulgação da Enap.

Confira a palestra na íntegra pelo canal da Enap do youtube.