Desenvolvimento de ferramentas é fruto de parceria entre Enap e prefeitura da capital do Rio Grande do Sul

A Prefeitura de Porto Alegre e a equipe do GNova da Enap acabam de concluir o trabalho sobre orçamento participativo (OP), do projeto Cidades que Transformam. Nesta sexta-feira (24), foram apresentadas duas ferramentas digitais para aprimorar a gestão nessa área,  em Porto Alegre/RS. São aplicativos que permitem encaminhar demandas, acompanhar a execução de projetos e que ensinam sobre o OP. Além disso, a proposta é melhorar a comunicação com o cidadão para que ele possa atuar mais diretamente na gestão da prefeitura e acompanhar demandas da população do município.

A primeira solução traz orientações para que o cidadão consiga compreender o funcionamento do orçamento participativo e aprender a submeter demandas que têm, de fato, potencial para serem encaminhadas e acolhidas. 

A segunda proposta já parte pra prática. Por exemplo, se um cidadão quer solicitar um conserto de uma rua, a construção de uma creche ou pedir a revitalização de uma praça, ele pode fazer isso por um dos aplicativos criado pela equipe. O OP nas ruas permite que a comunidade receba informes sistemáticos sobre o andamento das demandas. “É importante a agilidade na resposta ao cidadão para que ele possa se sentir contemplado”, disse a servidora da Prefeitura de Porto Alegre, Luciana Peters.

Durante o evento de encerramento do projeto, Alexandre Borck, secretário municipal de governança local de Porto Alegre, lembrou da importância de trabalhar a comunicação com o cidadão. Ele esteve em Madri recentemente e disse que a capital espanhola está bem informada  sobre orçamento, com ampla divulgação de cartazes e outras peças informativas.

A comunicação com o cidadão foi ponto importante em várias falas. Para Ricardo Poppi, facilitador do GNova da Enap, um dos desafios para lidar com o orçamento participativo é fazer o cidadão engajar, entender e confiar no OP. Isso acontece por falta de conhecimento quanto a proposta.

No final do evento, a diretora de inovação da Enap, Bruna Santos, elogiou o trabalho da equipe. “Gostaria de parabenizar a equipe da prefeitura e dizer que essa transformação não acontece só em Porto Alegre, mas todos que participaram desse projeto saem transformados”.

A capital do Rio Grande do Sul possui 1,5 milhão de habitantes, sendo 15 mil participantes do orçamento participativo - modelo que já foi reconhecido internacionalmente e replicado em vários locais.

Para consolidar as ferramentas digitais, foram desenvolvidas 15 oficinas colaborativas e trabalho de campo com 22 entrevistas. Cerca de 150 aprendizados foram mapeados e consolidados e  nove insights gerados colaborativamente.

Veja também: Cidades que Transformam