Nesta quinta-feira (22), a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) firmou uma parceria estratégica com o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) para oferecer certificações por meio da Google e Coursera. Através do programa "Cresça com o Google", serão disponibilizadas 38 mil licenças de cursos focados em tecnologia, dados e inteligência artificial, com 35 mil dessas vagas reservadas para servidores estaduais e municipais. A assinatura do acordo ocorreu durante o último dia do XIII Congresso Consad de Gestão Pública, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
A distribuição dessas licenças será feita de forma estratégica, levando em conta as necessidades e realidades de cada Unidade da Federação (UF). Os critérios de distribuição serão estabelecidos em parceria com os Grupos de Trabalho das Escolas de Governo e de Transformação Digital do Consad, com o intuito de garantir que as licenças sejam alocadas de maneira a atender às especificidades regionais e às necessidades dos servidores.
Um sistema de monitoramento também será implementado para acompanhar a utilização das licenças e o progresso dos participantes, para avaliar como os cursos estão capacitando os servidores a enfrentarem os desafios tecnológicos atuais e oferecendo insights para ajustes e melhorias no programa.
A presidenta da Enap, Betânia Lemos, destacou a importância da capacitação em cibersegurança e inteligência artificial no serviço público. Ela mencionou a necessidade de os servidores estarem preparados para compreender, atuar e criar mecanismos de proteção para a população contra os riscos que a tecnologia pode trazer. Além disso, a presidenta ressaltou que é fundamental que o serviço público incorpore os benefícios da tecnologia, para atender bem aos usuários, que hoje esperam serviços rápidos e eficientes. Com isso em mente, a Enap tem estabelecido parcerias com diversas empresas de tecnologia para oferecer cursos gratuitos aos servidores das três esferas do executivo.
O programa "Cresça com o Google" oferece cinco trilhas principais de capacitação, projetadas para desenvolver competências essenciais em áreas de tecnologia: Certificado Google Suporte IT, Gerenciamento de Projetos do Google, Certificado UX Design Google, Certificado de Análise de Dados do Google, Google Digital Marketing & E-commerce e Google IA. Essas trilhas incluem cursos teóricos e práticos, com uma carga horária recomendada de 10 horas semanais, que podem ser concluídos em um período de 3 a 6 meses.
Na oportunidade, a presidenta também ressaltou os cursos da Microsoft que estão disponibilizados na plataforma da Escola Virtual de Governo (EV.G). Ao total são 15 cursos, que já entregaram mais de 41 mil certificados em sete meses.
Lançamento da edição da Revista Cadernos Enap
O evento também marcou o lançamento da Revista Cadernos Enap, com o tema “Fortalecimento da Gestão Pública Brasileira e os Desafios da Governabilidade”, resultado do XII Congresso Consad de Gestão Pública, realizado em 2023. Durante três dias, o congresso serviu como palco para a apresentação de trabalhos. Dos 826 resumos submetidos, 133 foram selecionados para apresentação oral.
A publicação, organizada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), é fruto de um rigoroso processo de curadoria, que incluiu a avaliação dos resumos, a seleção dos artigos, as apresentações orais e o feedback.
A presidenta da Enap anunciou que, por meio de uma parceria com o Consad, os artigos premiados no ano passado já estão disponíveis. Esses artigos podem ser acessados via QR-Code e estão armazenados no repositório da Enap. Para quem desejar acessá-los posteriormente, basta visitar o site da Enap e procurar pelo Caderno Enap. Essa iniciativa, que está sendo lançada agora, foi acordada para durar muitos anos. Portanto, além de premiados, os artigos deste ano também serão publicados no Caderno Enap em 2024.
Acesse aqui Caderno Enap
XIII Congresso Consad
Este congresso, organizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (CONSAD), reuniu gestores públicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da área de todo o país, com o objetivo de discutir as últimas tendências, desafios e soluções na gestão pública.
Através de uma programação diversificada, que incluiu painéis de discussão, workshops, apresentações de casos de sucesso e espaços para networking, o evento ofereceu troca de experiências e conhecimentos. Os temas abordados foram variados, englobando desde a digitalização dos serviços públicos até políticas de gestão de pessoas, passando por inovação, governança, transparência e sustentabilidade.
O Congresso não apenas destacou as melhores práticas e inovações no setor, mas também funcionou como um catalisador para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes e eficientes, promovendo uma administração que atenda melhor às necessidades dos cidadãos.