Cursos de inteligência artificial e automação ainda são raros, mas aparecem como prioritários para os próximos cinco anos

Novos tipos de liderança, transparência e inovação são os principais temas de programas oferecidos pela Rede Global de Escolas de Governo da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE): esses conteúdos estão presentes em mais de 60% dos cursos e eventos oferecidos atualmente. Inteligência artificial e automação estão entre as capacitações mais raras entre as ofertas atuais (menos de 20%), mas compõem a lista de principais prioridades para os próximos cinco anos. Os dados são da pesquisa "Qual o futuro das escolas de governo?", realizada por meio de parceria entre a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a OCDE.

A maior parte dos certificados emitidos pelas escolas integrantes da rede da OCDE são em educação executiva (67%) e mestrado ou equivalente (36%). A estratégia mais adotada pelas escolas de governo para facilitar o processo de aquisição do conhecimento é convidar especialistas para compartilhar experiências (82%). Um outro recurso que tem sido muito utilizado é o ensino híbrido (63%), seguido de formação para professores em pedagogias de educação online (52%). Para os próximos cinco anos, o cenário é bem parecido, mas uma ação deve ganhar mais importância: a promoção de oportunidades colaborativas para aprendizagem online.

Alguns obstáculos precisam ser superados para que as escolas de governo atinjam seus objetivos, de acordo com a pesquisa. Entre eles, destacam-se questões essencialmente ligadas a insumos, como fragilidade da infraestrutura de tecnologia da informação (48%), falta de profissionais (48%), incompatibilidade entre habilidades disponíveis e necessárias (43%), e subfinanciamento (38%). 

A pesquisa "Qual o futuro das escolas de governo?" foi realizada em 33 escolas de governo de 27 países, durante o período de novembro de 2021 a janeiro de 2022. A proposta foi levantar questões e gerar provocações para debates entre escolas de governo de todo o mundo. 

Países/quantidade de escolas de governo participantes

1 África do Sul/1

2 Alemanha/1

3 Austrália/1
4 Brasil/4

5 Brunei/1

6 Bulgária/1
7 Canadá/1

8 Catar/1 

9 Cazaquistão/1

10 Coreia do Sul/1

11 Costa Rica/1
12 Equador/1 

13 Espanha/3

14 Filipinas/1
15 Grécia/1
16 Guatemala/1

17 Israel/1 

18 Itália/1

19 Letônia/1

20 Líbano/1 

21 Luxemburgo/1 

22 Noruega/1 

23 Nova Zelândia/1 

24 Paraguai/1

25 Polônia/1 

26 Portugal/1 

27 Sérvia/1

Pesquisa completa Towards which future for schools of government? (em inglês)