Enap e Universidade Duke farão estudo para melhorar ambiente, gestão do tempo e equilíbrio entre vida pessoal e trabalho

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com a Universidade de Duke (Estados Unidos), vai iniciar uma pesquisa para melhorar o teletrabalho entre os servidores públicos. Os participantes do experimento devem ser voluntários e serão acompanhados por quatro semanas. Podem fazer parte da pesquisa servidores públicos federais estatutários nas modalidades de teletrabalho parcial ou integral. Então, se você se enquadra nessa categoria, pode se candidatar clicando aqui.

Durante o experimento, os voluntários devem executar pequenas tarefas. Entre os quesitos a serem acompanhados no estudo estão: felicidade e conexão; redesenho do home office (que consiste em criar um espaço de trabalho em casa); gestão do tempo e equilíbrio na vida pessoal e no trabalho. As atividades devem iniciar no dia 27 de junho e terminam em 18 de agosto.

“Queremos entender as dificuldades dos servidores no teletrabalho e fazer sugestões para promover o bem-estar e verificar se isso pode melhorar a produtividade e o bem-estar”, diz o coordenador-geral de pesquisa da Enap, Cláudio Shikida. Ao final do estudo, será publicado um relatório com os resultados. 

Para ampliar o engajamento na pesquisa, os participantes concorrerão a vouchers de U$ 25 para uso no site Amazon que serão sorteados a cada semana. 

Essa pesquisa é uma continuidade de outro estudo em parceria com a Universidade de Duke feito em 2020. O estudo anterior mostrou que a produtividade aumentou no teletrabalho e que servidores com maior acesso a recursos tecnológicos são mais produtivos na pandemia. O estudo foi feito em seis semanas e teve 45 mil participantes.

Conteúdo relacionado

Diversidade é tema da aula inaugural da nova turma do Onboarding

Com a quinta turma em andamento, as inscrições já estão abertas para a próxima, que acontecerá entre os dias 26 e 30 de junho

Publicado em:
28/05/2023
Pesquisa revela desafios para adaptação ao trabalho híbrido 

Apresentado no último FronTend, levantamento mostra como a tecnologia e a pandemia mudaram a percepção sobre o mundo do trabalho.

Publicado em:
20/11/2022
Pesquisa estima que serão necessários até 655 mil servidores federais em 2050

Número é 17% maior ao que está em atividade hoje. Se os serviços públicos forem automatizados de forma moderada, a necessidade será menor

Publicado em:
28/06/2022
Enap expande fronteiras e se consolida como escola de servidores de todo o Brasil

Marca de 2 milhões de alunos inscritos na Escola Virtual de Governo (EVG) foi um dos temas da abertura do XI Congresso Consad de Gestão Pública

Publicado em:
22/03/2022