A Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com a Universidade de Duke (Estados Unidos), vai iniciar uma pesquisa para melhorar o teletrabalho entre os servidores públicos. Os participantes do experimento devem ser voluntários e serão acompanhados por quatro semanas. Podem fazer parte da pesquisa servidores públicos federais estatutários nas modalidades de teletrabalho parcial ou integral. Então, se você se enquadra nessa categoria, pode se candidatar clicando aqui.
Durante o experimento, os voluntários devem executar pequenas tarefas. Entre os quesitos a serem acompanhados no estudo estão: felicidade e conexão; redesenho do home office (que consiste em criar um espaço de trabalho em casa); gestão do tempo e equilíbrio na vida pessoal e no trabalho. As atividades devem iniciar no dia 27 de junho e terminam em 18 de agosto.
“Queremos entender as dificuldades dos servidores no teletrabalho e fazer sugestões para promover o bem-estar e verificar se isso pode melhorar a produtividade e o bem-estar”, diz o coordenador-geral de pesquisa da Enap, Cláudio Shikida. Ao final do estudo, será publicado um relatório com os resultados.
Para ampliar o engajamento na pesquisa, os participantes concorrerão a vouchers de U$ 25 para uso no site Amazon que serão sorteados a cada semana.
Essa pesquisa é uma continuidade de outro estudo em parceria com a Universidade de Duke feito em 2020. O estudo anterior mostrou que a produtividade aumentou no teletrabalho e que servidores com maior acesso a recursos tecnológicos são mais produtivos na pandemia. O estudo foi feito em seis semanas e teve 45 mil participantes.