Lideranças passam a poder avaliar os estágios de mudanças comportamentais das equipes que atuam na área

Os programas de inovação na administração pública têm se tornado uma realidade cada vez maior, mas ainda é  desafiador diagnosticar e avaliar o comportamento inovador  na prática no serviço público. Por isso, servidores que atuam na área de inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) criaram a Escala Comportamental de Inovação Pública (Ecip). E esse foi o tema do GNPapo que aconteceu nesta quinta (4). 

A Escala foi desenvolvida pela Gnova Lab, da Diretoria de Inovação, para ser aplicada a projetos por meio de uma plataforma. Nela, as lideranças podem avaliar os estágios de mudanças comportamentais das equipes que participam de projetos e programas de inovação ao longo do tempo. É um método que possibilita a visualização de tendências de mudanças comportamentais, condição fundamental para que a inovação pública ocorra. 

Embora não seja um meio de avaliação de eficácia, efetividade ou eficiência dos projetos ou programas, trata-se de ferramenta que pode auxiliar no diagnóstico e na avaliação de mudanças de modelos mentais, por meio de medidas de comportamento.

“Já se sabe, de forma orgânica, que as pessoas que participam de um processo de inovação saem transformadas, mas queremos entender quais competências precisam ser aperfeiçoadas”, disse a assessora técnica da equipe do Gnova Lab, Vladia Hudson. A Escala foi desenvolvida em um formato acessível e replicável em projetos de inovação na administração pública. 

Saiba mais sobre a Escala Comportamental de Inovação Pública

Conheça o GNova Lab

O GNova Lab é o laboratório de inovação pioneiro do governo federal brasileiro que se propõe a desenvolver soluções inovadoras em projetos com instituições do governo federal para que o serviço público possa responder com mais eficiência às demandas dos cidadãos. 

Confira este GNPapo na íntegra no canal da Enap no youtube.