A capacitação de agentes públicos foi realizada presencialmente, no município paulista, por facilitadores da Enap

 Agentes públicos do município de Ribeirão Preto - das secretarias municipais de Inovação e Desenvolvimento, Educação, Planejamento e Desenvolvimento Urbano, entre outras autarquias - participaram, na última semana, de uma oficina de trabalho do Projeto Cidades que Transformam, com uma equipe de facilitadores da Enap. 

A ação realizada no município paulista faz parte da terceira jornada do projeto que busca solucionar a preocupação com a substituição da mão de obra humana pela tecnologia e pelas mídias digitais, num contexto em que a qualificação básica já ofertada parece ser insuficiente para dar conta deste desafio público.

O Cidades que Transformam é uma iniciativa da Enap voltada para apoiar municípios de forma colaborativa para a criação de soluções inovadoras relacionadas aos desafios da Agenda 2030 da ONU. 

“O projeto em andamento denomina-se ‘Requalificando a população adulta de Ribeirão Preto para o mercado de trabalho’. As oficinas realizadas presencialmente ocorreram nos dias 18 e 19 de maio e foram as fases de número 12 e 13, prototipação e planejamento do teste. Ao todo, nesse projeto, serão realizadas 16 oficinas, com previsão de término no dia 15 de junho. As demais oficinas acontecerão de forma remota, com todo suporte e apoio técnico necessários ao andamento”, explica Amanda Magalhaes, servidora da Enap e facilitadora do projeto.

Yuri Saia, chefe da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento na Prefeitura de Ribeirão Preto, do estado de São Paulo, comemorou a realização da oficina. “Quero agradecer ao time da Enap, através da iniciativa Cidades que Transformam, que está aqui compartilhando conhecimento, experiência e ferramentas para tornar mais eficiente os projetos que estão em andamento e aqueles que ainda estão por vir. Tudo isso para compreender e entender melhor a população, entregando mais oportunidades e conectando pessoas”, afirmou.

Como funciona a seleção do Cidades?

A seleção para a atual fase do projeto contemplou prefeituras que já trabalhavam em algum desafio público relacionado ao desenvolvimento de soluções. Também era pré-requisito que as iniciativas contribuíssem para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no nível local, e que fizessem a diferença na vida das pessoas. A terceira jornada contou com seis temáticas possíveis:

  1. Cidades sustentáveis: saneamento básico, gestão dos resíduos sólidos, da água e de energias renováveis, habitação,  mobilidade  e mitigação das mudanças climáticas
  2. Cidades inclusivas: inclusão social e produtiva, segurança alimentar e redução da pobreza e desigualdades.
  3. Cidades que cuidam: educação, infância e adolescência
  4. Cidades que enfrentam a Covid-19: saúde e governança
  5. Cidades pela diversidade: promoção da inclusão e da igualdade racial e de gênero
  6. Cidades empreendedoras: tecnologia, inovação, economia criativa, ambiente de negócios, micro e pequenas empresas, startups, economia verde e negócios de impacto social. 

Para entender mais sobre a fase em andamento, acesse: https://www.enap.gov.br/pt/servicos/apoio-a-transformacao-governamental/gnova-cidades 

Em breve será lançada a nova jornada do Cidades que Transformam 2023. Novas informações serão divulgadas no site e nas redes sociais da Enap.

Oficina em Ribeirão Preto.

 

Conteúdo relacionado

Enap e Presidência da República concluem parceria inédita em planejamento estratégico

Foram oito meses de atividades, que incluíram formulação de carteira de iniciativas, entrevistas e estabelecimento de objetivos

Publicado em:
03/04/2024
Especialista internacional destaca importância da burocracia para a inovação no setor público

Rainer Kattel explicou que este é um momento de adaptação, mas também de perseverança, para que seja possível avançar nessa interação

Publicado em:
26/03/2024
O ativista e presidente da CUFA Preto Zezé é o terceiro convidado do InovaPod

Gravado durante a Semana de Inovação 2023, novos episódios do podcast são lançados às segundas-feiras

Publicado em:
10/03/2024
Servidores da Enap fazem retrospectiva de 2023 e planejam prioridades para 2024

Participantes ouviram representantes das áreas, participaram de dinâmicas e receberam homenagens

Publicado em:
28/02/2024