80 líderes participam da 1ª turma do Onboarding, programa inédito que prepara gestores para entender o funcionamento da estrutura federal e, assim, acelerar sua atuação

Oitenta profissionais recém empossados em cargos de direção e assessoramento superiores (DAS 4 a 6, CCE 13 a 18 e equivalentes) no Governo Federal deram início ao programa de Onboarding da Administração Pública, na segunda-feira (27/03), em aula magna na sede da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O programa tem como objetivo acelerar a capacidade de atuação das novas lideranças, com conhecimentos, práticas e ferramentas essenciais para a gestão pública.

Criado pela Enap em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a iniciativa conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso).  

A presidenta da Enap, Betânia Lemos, deu boas vindas aos alunos explicando as características do Onboarding e anunciou a abertura de novas turmas entre os dias 24 e 28 de abril, presencialmente na Enap, nos turnos matutino e noturno. “A Enap é a casa do servidor. É nossa escola que pensa e faz as formações para o serviço público federal, de estados e municípios. O Onboarding quer trazer aprendizado e auxiliar vocês na missão de executar as políticas públicas”, ressaltou.  

Na sua apresentação sobre estratégias e prioridades do MGI, a secretária-executiva do MGI, Cristina Kiomi Mori, destacou as ações para construir capacidades estatais permanentes. “Não é fazer um Estado gigante. Mas um que saiba, a partir de servidores capacitados, olhar para os atores envolvidos em determinada questão e usar o poder que só o Estado tem para encontrar as soluções”, disse.

Para Cristina Mori, o Onboarding é importante porque dá agilidade e segurança aos novos comissionados e está alinhado com outras iniciativas“. Estamos nos dedicando a construir políticas perenes, que não precisam se perpetuar para sempre porque os desafios mudam. Mas é importante para manter esses atores atuando a partir das bases de um Estado forte”, concluiu a secretária-executiva.

Parceiro da Enap desde 2016, o Pnud participou do evento com a representante residente assistente para programa no Pnud Brasil, Maristela Baioni. Ela reforçou a importância do alinhamento institucional na execução de políticas públicas. “Vocês vão ouvir falar muito do Pnud porque temos ações transversais em toda a Esplanada. É  importantíssimo esse processo de capacitação porque permite que vocês tenham instrumentos e desenvolvam as habilidades estratégicas para tomar decisões baseadas em evidências. Investir em capacitação é uma das maneiras de alcançar os objetivos sustentáveis do Milênio”. 

Rede de gestores

Além do aprendizado sobre administração pública, a ideia é criar uma rede entre os participantes, conforme destacou a secretária-executiva do MGI. “O Onboarding quer ajudar os gestores que chegam para se ambientar de uma forma rápida, clara, e criar conexões porque, muitas vezes, estamos passando pelas mesmas dificuldades. Queremos formar uma rede de apoio que facilite essa chegada, a troca de conhecimento", disse contando sua experiência quando migrou do terceiro setor para o governo em 2005. 

Para que isso ocorra, os participantes já embarcaram nas aulas com algumas tarefas: fazer uma marcação do seu local de trabalho no mapa dos ministérios, conhecer três pessoas novas até o fim do curso e fazer registros desse momento para as redes sociais. 

A representante da Flacso no evento, Ivana Siqueira, ressaltou a importância da formação de uma rede. “Essa iniciativa vai ajudar as pessoas a se sentirem parte de um grupo que pode intercambiar conhecimento e desafios”, disse. 

Como funciona o Onboarding

Os participantes da 1ª edição foram divididos em duas turmas (manhã e noite) com três horas de aulas presenciais por dia até sexta-feira (31/3). Para essas turmas serão ofertados cinco módulos de conhecimentos, entre estrutura da administração pública, atos normativos, orçamento e competências das lideranças.

Estão incluídas competências transversais e de liderança; tendências e temas estratégicos. As soluções metodológicas são baseadas em dados, cocriação e design centrado no ser humano, com o objetivo de gerar mais e melhores resultados para a sociedade. 

No primeiro encontro, houve apresentação do MGI e aula com o secretário de Gestão Corporativa do ministério, Cilair de Abreu, sobre as estruturas da administração pública federal. 

O formato do Onboarding foi testado em projeto-piloto realizado em fevereiro, com a participação de titulares das secretarias-executivas da Esplanada.