Conheça agora quais foram os livros e artigos mais procurados na Biblioteca Virtual da Enap; de inovação a políticas públicas, acesse agora os materiais 

Um mundo de conhecimento ao alcance das suas mãos: em 2020, a Biblioteca Virtual da Enap totalizou quase 8 milhões de visualizações em 2020, entre livros, divulgação de pesquisas e dissertações de mestrados. São publicações de referência sobre gestão pública, estratégia e planejamento, governo e transformação digital, logística e compras públicas, orçamento e finanças, inovação, políticas públicas e gestão de pessoas, entre outros temas. 

Todos os conteúdos estão disponíveis para download gratuito, basta acessar o site da Biblioteca Virtual e baixar o arquivo. É permitida a reprodução e exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor e citada a fonte. 

Confira agora os livros mais populares de 2020.

Este levantamento considera os livros com maior número de visualizações. 

1. “Sistema de governo e políticas públicas”, Cláudio Gonçalves Couto

Para entender o sistema político contemporâneo

Neste livro, o autor explora as características essenciais de um regime democrático. “Não pretendo estipular juízos acerca da ‘boa’ ou ‘má’ qualidade da democracia brasileira, mas sim compreender alguns aspectos do funcionamento mais geral do seu arcabouço institucional, à luz de uma certa concepção teórica do que sejam características essenciais de um regime constitucional democrático”.

Publicado pela Enap em 2019. 

 

2. Burocracia de nível de rua – dilemas do indivíduo no serviço público, Michael Lipsky

Para entender o papel (e a importância) dos servidores na entrega dos serviços públicos. 

Neste livro, Lipsky lança luz sobre um dos atores essenciais, mas muitas vezes invisibilizados, das políticas públicas: os burocratas, ou funcionários, que interagem com os usuários em sua implementação. São aqueles profissionais que lidam diariamente com os cidadãos, como professores, policiais, assistentes sociais, profissionais de saúde, profissionais dos serviços carcerários, das agências de atendimento, das agências de serviço social e encaminhamento para o emprego.

Publicado pela Enap em 2019. 

 

3. Laboratórios inovação no setor público: mapeamento e diagnóstico de experiências nacionais, Hironobu Sano

Uma análise de alguns dos 43 laboratórios de inovação no Brasil – e seu impacto para a sociedade. 

Nesta pesquisa, o autor investiga os laboratórios de inovação no setor público brasileiro (Lisp), considerando o intenso crescimento nos últimos anos e que acompanha uma tendência internacional. Como esses laboratórios têm atuado e que resultados trazem? Pesquisa do programa Cátedras Brasil Inovação.

Publicado pela Enap em 2020. 

   

 

4. Gestão de Pessoas: bases teóricas e experiências no setor público

Conhecimento acadêmico e experiências práticas na gestão de servidores.

Neste livro, organizado por Maria Júlia Pantoja, Marizaura Camões e Sandro Bergue, o olhar sobre gestão de pessoas se volta à administração pública. Com foco nas reflexões realizadas durante a primeira turma da Especialização em Gestão de Pessoas no Serviço Público, essa obra continua atual ao articular o conhecimento acadêmico e a experiência prática.

Publicado pela Enap em 2010. 

 


5. Guia de Políticas Públicas: gerenciando processos, Xun Wu, M. Ramesh, Michael Howlett e Scott Fritzen

Ferramentas, características, competências e dificuldades no gerenciamento de políticas públicas

Este guia apresenta as ferramentas, as características, as competências e as dificuldades do complexo processo de gerenciamento das políticas públicas. A partir de experiências vivenciadas em diversos países, a obra apresenta reflexões sobre como lidar com as dificuldades inerentes aos processos corriqueiros na área e, também, novas questões que se colocam, como a da integralidade das políticas públicas.

Traduzido e publicado pela Enap em 2014



6. Coletânea de políticas públicas: volume 1 

Políticas políticas: por onde começar.

A partir de textos selecionados, essa publicação com organização de Enrique Saravia e Elisabete Ferrarezi analisa o conceito de políticas públicas, discute as definições utilizadas para distinguir suas diversas fases e apresenta algumas das principais correntes teóricas de análise sobre o processo de políticas públicas.

Coletânea publicada em 2006. 



7. Ciclos de vida de laboratórios de inovação pública 

A infância, adolescência e maturidade dos laboratórios de inovação em governo

Os autores – Caio Werneck, Elisabete Ferrarezi, Isabella Brandalise. Lucas Vaqueiro e Manuel Bonduki – exploram as diferentes etapas de vida de um laboratório de inovação, do nascimento à maturidade, e trazem reflexões sobre essa faceta da inovação pública. “Os laboratórios surgem como uma tentativa de lidar com as incertezas e complexidade dos problemas públicos. Por isso, são unidades com mandatos para experimentação, que aprendem rápido sobre os problemas e podem criar soluções a partir de testes e erros.”. Disponível também em inglês e espanhol.

Publicado em 2020. 


8. Formulação de Políticas Públicas  

A base teórica para formulação e intervenção em políticas públicas.

Neste livro, a autora explora os subsídios teóricos para entender a produção de políticas públicas e, em paralelo, como empregar técnicas e análises específicas. São apresentados desde os conceitos fundamentais, a definição da agenda, estudo de alternativas e intervenções durante a formulação dessas políticas.

Publicado em 2018.



9. Gestão por competências em organizações de governo

Os desafios para uma gestão de pessoas orientada por competências. 

Este livro sintetiza discussões sobre a gestão de pessoas em instituições públicas orientada por competências. Publicação analisa os principais desafios enfrentados pelas instituições à época por meio da troca de experiência e relatos entre gestores.

Publicado em 2005.

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

De curso de programação a prêmio de R$ 50 mil: oportunidades de junho

A Enap traz oportunidades imperdíveis em junho para todos os públicos; confira a seleção

Publicado em:
14/06/2021
Outubro traz 23 cursos em 50 turmas com inscrições abertas

Flexibilidade nas escolhas e opções de calendário facilitam agenda dos servidores 

Publicado em:
01/10/2020
O que você quer aprender hoje? Confira nossa curadoria de outubro

Mais uma curadoria exclusiva para você com cursos de curta duração gratuitos, mestrados, especialização e mais! Quando foi a última vez que você dedicou tempo para conhecer mais um assunto? 

Publicado em:
30/09/2020
"Quando entrar setembro..."

Uma seleção de cursos e eventos imperdíveis com inscrições abertas em setembro

Publicado em:
03/09/2020