“Para transformar o mundo é preciso começar por dentro de casa”, afirmou o Presidente da Oracle Brasil, Rodrigo Galvão, durante a live do Fronteiras e Tendências, realizada nesta quarta-feira (22), pela Enap. Com 18 anos de casa, e três no comando da empresa, Galvão se sente muito à vontade em sua função: tanto nos palcos, como frontman da banda da empresa, quanto na discussão sobre como tratar os desafios relacionados à transformação digital nos dias de hoje.
Para ele, que iniciou como estagiário aos 19 anos na Oracle, a condição essencial para executar a reinvenção que as empresas tanto almejam é a transformação cultural. “Apesar de a tecnologia ser esse grande motor propulsor da sociedade, o ser humano está no centro. Uma transformação digital passa por uma transformação cultural”, afirma.
Para chegar neste ponto, ele adotou a postura de ouvir as necessidades dos colaboradores e dos clientes: “é preciso mudar a forma como devemos nos relacionar, como consumimos produtos, como nos conectamos uns com os outros, porque isso impacta todo o negócio”.
“A tecnologia cria novas formas de atuação, novos modelos de negócios, novas visões e conexões, aproximando muito mais as pessoas do que se podia imaginar“. “Para o governo federal não é diferente, pois tem a missão de prover melhores serviços e de melhorar a vida da sociedade. As pessoas continuam no centro”, afirma.
Sobre inteligência artificial, Galvão afirma que a tecnologia também pode ajudar o governo a adaptar melhor as políticas públicas à realidade, no sentido da qualidade de informação, segurança nos dados, no atendimento e na tomada de decisões.
O bate papo contou com a moderação do Secretário Adjunto de Governo Digital do Ministério da Economia, Ciro Avelino, e participação do Diretor de Seleção e Formação de Carreiras da Enap, Rodrigo Torres.
Confira o vídeo na íntegra:
Palestrante: Rodrigo Galvão é o atual presidente da Oracle no Brasil. É bacharel em Administração pela PUC-SP e possui MBAs pela Universidade de Michigan e pela IESE Business School.
Moderador: Ciro Avelino possui graduação em Design pela Universidade Salvador. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação. É secretário adjunto do Governo Digital no Ministério da Economia.
Sobre o programa
O Fronteiras e Tendências, programa da Enap, é focado no desenvolvimento de lideranças e altos executivos da administração pública. Formar os futuros líderes e desenvolver as habilidades e qualificações essenciais para o núcleo estratégico do Estado é o propósito do Programa de Desenvolvimento de Lideranças e Altos Executivos.
São iniciativas desenvolvidas sob medida para a alta administração, com o conhecimento aplicado à prática e em formatos dinâmicos, sem abrir mão da excelência e qualidade.
Edições anteriores do Fronteiras e Tendências
Para acessar edições anteriores do Fronteira e Tendências, confira os temas e links abaixo:
29/01/2020: Governo centrado na liberdade - Tom Palmer
05/12/2019: Pensamento sistêmico e políticas públicas - Karim Chicakly
08/07/2019: Políticas públicas com base em evidências - Ricardo Paes de Barros
04/09/2019: Impactos da saída do Reino Unido da União Europeia na conjuntura global - Vijay Rangarajan
14/08/2019: Como repensar a educação - Fernando Schuler
09/08/2019: A agenda de inserção internacional da economia brasileira - Carlos Pio
16/07/2019: Liderar a partir do futuro que emerge - Otto Scharmer
24/06/2019: Gestão do amanhã - José Salibi