Duas propostas são contempladas com assessoria gratuita. Iniciativa conta com parceria do Instituto República e da Flacso Brasil

Está no ar o resultado da 2ª edição da Janela Avaliação. Foram selecionadas duas propostas nos temas avaliação de desempenho e trabalho remoto - uma da Secretaria de Administração de Goiás e outra do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). As instituições receberão orientação técnica e metodológica gratuitas, para avaliação das políticas públicas contempladas. O projeto é realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com apoio do República.org e da Flacso Brasil.

Propostas contempladas:

Tema - avaliação de desempenho
Implementação do modelo de aferição de produtividade e desempenho
Instituição: Secretaria de Administração de Goiás (GO)

Tema - trabalho remoto
Programa de Gestão e Desempenho (PGD)
Instituição: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)

A Enap recebeu a inscrição de 31 propostas, sendo 16 para o tema “avaliação de desempenho” e 15 para a temática de “trabalho remoto". Desse total, 17 foram de órgãos do governo federal (administração direta e indireta), quatro de estados e 10 de municípios. A primeira fase do processo seletivo destacou nove propostas para serem entrevistadas. A etapa de entrevistas ocorreu entre os dias 27 e 29 de março.

Como funciona o serviço

A Assessoria para Avaliação é ofertada para equipes de servidores públicos que precisam realizar avaliação de políticas públicas e necessitam de orientação técnica e metodológica. De forma colaborativa, assessores contratados pela Enap e essas equipes percorrem todas as etapas de um processo avaliativo, que deve ser orientado para a solução de problemas reais. Nessa jornada, colocada em prática por meio de oficinas virtuais, o protagonismo dos participantes é fundamental e avaliação e aprendizado caminham juntos.

O processo de avaliação dura de quatro a seis meses, com dedicação média de quatro horas por semana, considerando atividades síncronas e assíncronas. Nesta edição 2023, o processo de avaliação acontecerá entre os meses de abril e agosto. 

No portfólio de projetos, a Assessoria para Avaliação já contabiliza atendimentos a diversos ministérios e entes subnacionais, além do apoio aos ciclos avaliativos do Conselho de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (CMAP), do qual a Enap é apoiadora técnica.

Saiba mais sobre a Assessoria para Avaliação da Enap

Conteúdo relacionado

Conheça os candidatos selecionados para as vagas remanescentes dos mestrados

Foram aprovados 24 candidatos para os dois programas de pós-graduação stricto sensu. Matrículas começam na próxima segunda-feira (7)

Publicado em:
03/02/2022
Aberta seleção para vagas remanescentes do mestrado

Um dos pré-requisitos é a realização do teste Anpad, que está com inscrições abertas até o próximo dia 11

Publicado em:
04/11/2021
Inscrições para processo seletivo dos mestrados profissionais começam em 27 de setembro

Serão 30 vagas para mestrado de governança e desenvolvimento e 20 para monitoramento e avaliação

Publicado em:
16/09/2021
Enap oferece assessoria gratuita para avaliação de políticas públicas

Serão selecionadas até quatro iniciativas; podem concorrer políticas que necessitem ser avaliadas antes, durante ou após sua implementação

Publicado em:
13/09/2021