Inscrições abertas. Vagas limitadas!


Como produzir uma redação mais eficaz, com linguagem clara e com o foco no leitor? Esse é um dos objetivos do Workshop on Policy Writing, promovido pela Enap no próximo dia 5 de março em Brasília-DF. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.

A atividade será ministrada pelo Diretor de Educação Executiva e Professor de Direito Internacional e Governança da Hertie School (Alemanha), Bernhard Knoll-Tudor. Bernhard trabalhou por dez anos na Organização para Segurança e Cooperação (OSCE), uma organização internacional dedicada à segurança, bem como à diplomacia em direitos humanos, onde esteve envolvido no desenho de políticas e relações públicas.

Durante o Workshop, ele vai abordar os seguintes tópicos:

Memory and the Data Deluge: examinará as condições básicas que regem a sobrecarga de informações na esfera da política e elaborará maneiras de aumentar o potencial da escrita para impactar os leitores.

Precepts for Impact Writing: serão introduzidas várias ferramentas que podem ajudar a produzir uma redação eficaz acerca da política: entender o seu público / escaneamento; escolha entre tipos e modelos de documentos de políticas; perguntas sobre quem, o quê e por que de um policy brief.

Classical Style – Don’ts: apresentação das expressões características que devem ser evitadas em policy papers – detalhes, redação, clichês etc. – e saber como aplicar essa orientação à redação real (no estilo clássico) de um policy brief.

Language in Action: será discutido o porquê de certos documentos de política (policy papers) terem mais impacto que outros: alguns pela linguagem em direção contrária ao obsoleto burocratês; outros se destacam na clareza, usam dados em pontos cruciais do argumento, desenvolvem a dialética como parte de um sequenciamento dramático e fornecem uma solução política que usa imagens de maneira estratégica.

O workshop tem como público-alvo os integrantes das carreiras atendidas pelo Programa de Aperfeiçoamento: Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), Analistas de Planejamento e Orçamento (APO), Auditores Fiscais de Finanças e Controle (AFFC), Analistas de Comércio Exterior (ACE), Analistas e Especialistas em Infraestrutura (AIE e EIE), Analistas Técnicos de Políticas Sociais (ATPS), Analistas em Tecnologia da Informação (ATI), Especialistas em Regulação (ER) e Analistas Ambientais (AA). O curso será ofertado em inglês. Não haverá tradução.

Bernhard Knoll-Tudor

Mestre em Direito pela Universidade de Viena e Mestre em Relações Internacionais e Economia pela Johns Hopkins/SAIS, com foco na IR Theory (Bolonha e Washington, DC). Obteve seu PhD pelo Instituto Universitário Europeu em Florença, Itália, e é autor do Legal Status of Territories Subject to Administration of International Organisations (Cambridge University Press, 2008). Ocupou cargos na Missão de Monitoramento da União Europeia, na Missão de Administração das Nações Unidas no Kosovo e no Ministério de Relações Exteriores da Áustria.


Serviço:

Workshop on Policy Writing

Data: 5 de março de 2020

Horário:  14h às 18h15

Local: Sala 05 – Enap Asa Sul

Vagas: 20

Inscrições: https://suap.enap.gov.br/portal/curso/868/

Informações:

Telefone: +55 61 2020-3376 / 3428 / 3011

E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

MGI e Enap celebram parceria para capacitação de conselheiros e conselheiras nas empresas públicas

Cooperação inédita trará impactos positivos na governança corporativa

Publicado em:
05/12/2023
As desigualdades raciais no serviço público são tema de evento que analisa dados

Enap promove desafio colaborativo de dados para participantes analisarem o que os números do Infogov revelam. Inscrições abertas!

Publicado em:
09/10/2023
Mulheres negras líderes é tema de curso da Enap

Formação abordou o empoderamento feminino negro e como desenvolver capacidades para que elas alcancem mais representatividade nas organizações

Publicado em:
30/08/2023
Enap celebra conclusão de curso inédito de liderança para pessoas negras

Foram cinco dias de reflexões e atividades voltadas ao autoconhecimento e ao reconhecimento de líderes em novos espaços

Publicado em:
03/07/2023