Realizado entre os dias 8 e 10 de agosto, evento favorece e dissemina a cultura da inovação entre os agentes públicos

A Semana de Inovação está chegando no Rio de Janeiro. Em sua 8ª edição, o evento gratuito será realizado em formato híbrido, com atividades em três cidades, conteúdo exclusivo e interativo on-line. As atividades presenciais na capital carioca serão realizadas no dia 9 de agosto e terão como sede o Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR), localizado na região portuária da cidade. As inscrições estão abertas. 

A programação, assim como em Recife e Brasília, terá na parte da manhã oficinas temáticas com novas abordagens de gestão ligadas a assuntos contemporâneos, como gamificação no metaverso, design de futuros, entre outros.

No início da tarde, será realizada transmissão ao vivo dos painéis principais de Brasília, com uma programação diversificada, que em breve estará atualizada no site da Semana de Inovação 2022. Encerrada a transmissão de Brasília, iniciam-se os debates no Rio de Janeiro, com a seguinte programação:

18h30 - Faísca - "É tempo de cocriar!"

Com a participação da diretora de Projetos de Desenvolvimento Urbano Sustentável da GIZ, Sarah Habersack.

O novo consumidor de serviços públicos demanda digitalização, agilidade, eficiência e customização. A gestão pública está preparada para isso? Como a inovação pode aproximar o cidadão e a gestão pública na construção de soluções?

19h - Mesa redonda 1 - tema: "Ambientes de inovação. Mais que ressignificação, entrega de valor!"

Com a participação de: 

  • Daniella Abreu - diretora Executiva do Sapiens Park;
  • Pierre Lucena - presidente do Porto Digital;
  • Hideraldo Almeida - gerente Executivo do Biotic.

Como polos de inovação e espaços públicos podem se tornar ambientes de experimentação e transformação econômica e social? Quais as principais barreiras? Quais as principais oportunidades? Quais os resultados já obtidos?

20h - Mesa redonda 2 - tema: "Inovação aberta no setor público. Um desafio, uma mudança de cultura!"

Com a participação de:

  • Rodrigo Stallone (moderador) - CEO da Invest.Rio - agência de fomento do Rio de Janeiro;
  • Cris Alessi - CEO da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação;
  • Leonardo Jordão - diretor de Operações da iKone - plataforma de inovação aberta com impacto social;
  • Regiane Relva - diretora de Cidades Inteligentes da FACENS - São Paulo (à confirmar).

Como funcionam os ciclos de inovação e qual o potencial de escala de soluções, com a participação direta da gestão pública na articulação de demandas? Como funciona a transferência de tecnologia nas relações startups e administração pública? Qual o cenário de crescimento da inovação aberta?

21h - Coquetel de encerramento

Como se inscrever

  • É necessário possuir uma conta no Zoom. Caso não saiba como, acesse o link: https://bit.ly/crie-uma-conta-zoom  
  • Acesse o site da Semana de Inovação 2022: https://gov.br/enap/semanadeinovacao   
  • Clique no botão “Clique e faça sua inscrição pelo zoom” 
  • Selecione o tipo de ingresso desejado (atenção: a opção presencial dá acesso a todo o conteúdo online. Caso seja escolhido somente o ingresso online, não será possível comparecer ao presencial)

OBS: Nos espaços presenciais, as inscrições serão limitadas, de acordo com a lotação.

Caso tenha dúvidas, acesse o tutorial: https://youtu.be/2j8s-AmBJlM  

Sobre a Semana de Inovação

A Semana de Inovação tem como objetivo reunir os principais especialistas do setor para promover debates e troca de experiências sobre iniciativas de uso de tecnologias, metodologias e processos para melhorar o serviço público brasileiro. É um evento que tem como realizadores: Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o Tribunal de Contas da União (TCU), a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e o Ministério da Economia. Além da correalização do Ministério da Saúde, do Ministério da Educação, da Funasa, do Inep, da Fundação Joaquim Nabuco e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).

Em 2022 o evento chega a sua oitava edição. Com o tema “Tempo de Criar”, a Semana de Inovação 2022 acontecerá entre os dias 8 e 10 de agosto em formato híbrido, online e presencial em Brasília, no Rio de Janeiro e em Recife. Dataprev, Serpro, Adaps, Sebrae, BID, Cateno e Zoom já são patrocinadores desta jornada! Além do apoio da República, ABDI, Eldorado, Museu de Arte do Rio, Wylinka e Porto Digital. 

Veja o que aconteceu na edição de 2021

Com o tema “Ousar Transformar”, a Semana de Inovação 2021 apresentou mais de 300 horas de conteúdo, 200 atividades, 30 palestrantes nacionais e internacionais, 40 pitchs, debates e reflexões estratégicas rumo à construção do serviço público que queremos para o século 21. Veja o que rolou na edição de 2021: https://youtu.be/jmFtqGKS-RM   

Serviço

Semana de Inovação 2022

Data: de 8 a 10 de agosto

Valor: gratuito

Formato: híbrido (presencial e online)

Locais:

Brasília: Escola Nacional de Administração Pública (Enap) 

Rio de Janeiro: Museu de Arte do Rio -  MAR (9/8) 

Recife: Fundação Joaquim Nabuco - Fundaj e Porto Digital (10/8)

Inscrições: Abertas! Acesse o site: https://gov.br/enap/semanadeinovacao