Workshop é o primeiro passo para formar multiplicadores sobre o tema em órgãos públicos brasileiros 

Representantes de dez instituições públicas participaram nesta semana do “Government Climate Campus - melhorando as competências relacionadas à sustentabilidade no setor público”. A oficina, realizada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com a Apolitical, teve como objetivo apresentar uma proposta de atuação destes profissionais como multiplicadores do tema agenda climática em seus respectivos órgãos. 

O Government Climate Campus é uma proposta da Apolitical de qualificar  50 mil servidores públicos no mundo para atuar na redução de 50% das emissões de  carbono até 2030. De acordo com levantamento realizado em 2021 pela instituição, 80% dos entrevistados disseram não ter recebido ferramentas, nem capacitação necessária.  A iniciativa tem como sócio-fundador a Bezos Earth Fund

Os representantes da Apolitical defendem que “sem uma rápida qualificação dos servidores públicos, muitos dos trilhões investidos serão desperdiçados e a ação levará mais tempo”.

Durante o encontro, que contou com a participação de especialistas internacionais, os participantes ajudaram a identificar os principais temas, públicos e formatos para o desenvolvimento de uma capacitação customizada sobre clima para o governo brasileiro. 

O diretor substituto de Educação Executiva da Enap, João Vitor Domingues, ressaltou a importância de reunir esforços para enfrentar os desafios e a urgência em encarar esse tema. “Os impactos da pauta climática alcançam dimensões que vão além da preservação da natureza e incluem saúde, educação e economia, por exemplo. Esse workshop confirmou a transversalidade do tema,  a necessidade da formação e mobilização de gestores para incentivar o olhar sobre o problema que precisa do desenvolvimento de competências para ser vencido”, explicou.