Os avanços tecnológicos transformaram profundamente todas as camadas da sociedade. Em poucos anos, as mudanças foram tantas que alteraram profundamente nossa forma de nos comunicarmos, relacionarmos e, consequentemente, de governar.
Tomada como uma agenda prioritária do governo brasileiro, a política de transformação digital no setor público é uma tendência que busca otimizar e simplificar a relação entre governo e cidadão, tornando a gestão pública ainda mais eficiente.
Segundo o Ministério da Economia, lideradas pela Secretaria de Governo Digital (SGD), as ações de transformação digital no governo brasileiro se orientam pelos objetivos de, até o fim 2020, publicar mil novos serviços digitais e unificar os canais digitais do governo.
Diante do novo cenário, a capacitação do servidor público tem adquirido grande importância, em uma realidade cada vez mais automatizada e que requer das pessoas novas abordagens profissionais e novas competências.
Por isso, a Enap, em parceria com a SGD, criou o Programa de Desenvolvimento de Capacidades para a Transformação Digital, com o objetivo de formar profissionais com as habilidades necessárias para o trabalho técnico e gerencial fundamental à era digital, de forma a difundirem a cultura de concepção digital, atuarem em diferentes contextos e lidarem com os desafios apresentados.
O programa é composto por cursos de curta duração, realizados presencialmente ou a distância, que têm como foco o desenvolvimento de competências técnicas e gerenciais. Envolve servidores públicos federais que atuam no Poder Executivo, profissionais de TIC, analistas e gestores públicos de negócio, profissionais jurídicos e altos executivos.
Para fazer frente ao desafio de desenvolver um programa atualizado, robusto e compatível com as evoluções no campo da transformação digital de serviços, a Enap contou com a colaboração de instituições como a University of Denver (EUA), Delft University of Technology (Holanda), Harvard Kennedy School (EUA), London School of Economics (Reino Unido), entre outras referências em capacitação.
Para o diretor de Educação Continuada da Enap, Paulo Marques, o programa foi desenvolvido de modo a fornecer uma visão ampla sobre a transformação digital, que é uma das pautas estratégicas de governo. “Para obter resultados efetivos no aprendizado, selecionamos metodologias e conhecimentos para qualificar servidores, com perfis multidisciplinares, para o desafio de tornar nosso Estado digital”, afirma.
Apenas no primeiro trimestre de 2020, já foram capacitadas mais de 50 mil pessoas dentro do Programa.
Conheça os cursos do Programa que estão com inscrições abertas:
Discute criatividade e a metodologia de design thinking, destacando o papel do solucionador de problemas de forma inovadora, bem como favorecendo a aplicação das principais ferramentas e metodologias, por meio do repensar de processos e serviços.
O curso apresenta os conceitos de uma ferramenta bastante utilizada como meio de auxiliar na organização de tarefas e controle das rotinas administrativas.
Gestão de Processos com Foco em Inovação
O curso desenvolve conhecimentos sobre gestão de processos, com foco no Business Process Management, gerenciamento de mudanças de processos e desempenhos corporativos.
A proposta do curso é fornecer noções básicas de acessibilidade na Web para as pessoas que trabalhem com inclusão de conteúdos em sites e portais.
Nesse curso, você poderá aprender o conceito e a importância da Acessibilidade na Web, além de algumas práticas de desenvolvimento Web acessível.
Elaboração de Plano de Dados Abertos
Aprenda a elaborar o Plano de Dados Abertos (PDA), documento que orienta as ações de implementação e promoção de abertura de dados de sua instituição.
O curso tem como proposta central desenvolver competências para a avaliação socioeconômica de projetos. Essa avaliação inclui a compreensão das implicações sociais, econômicas e ambientais ao longo do ciclo de vida dos projetos e serve como subsídio à tomada de decisões.
O curso explora os fundamentos e objetivos do Governo Aberto e examina os desenvolvimentos atuais, incluindo a abertura e reutilização de dados governamentais, como a divulgação de dados pelos governos dos Estados Unidos e da Europa.
Introdução à Lei Brasileira de Proteção de Dados Pessoais
O objetivo do curso é capacitar as pessoas para entenderem, de forma rápida e acessível, o funcionamento e diretrizes básicas expostas na nova lei geral de proteção de dados do Brasil.
Gestão Pessoal – Base da Liderança
O curso permite aos estudantes refletir sobre suas virtudes, forças de caráter, valores pessoais, motivadores intrínsecos de trabalho e perfil comportamental. E possibilita aos estudantes organizar estratégias de melhoria em sua vida laboral e em sua vida pessoal.
Criatividade e Novas Tecnologias no Serviço Público
Por meio de vídeos curtos e aplicados, este curso traz dicas sobre ferramentas tecnológicas capazes de facilitar o dia a dia de trabalho e de estimular a criatividade das pessoas.
Este curso apresenta o processo de migração dos sites governamentais federais para o gov.br, abordando a base legal, a plataforma tecnológica disponibilizada e os critérios básicos para produção e publicação de conteúdos.
Mundo Conectado – Manual de Sobrevivência
Este curso traz dicas de boas práticas de segurança contra crimes virtuais, com medidas de prevenção a incidentes de segurança da informação, tanto em casa como no ambiente de trabalho.
Melhores Práticas de Administração de Serviços na Nuvem do Governo
Este curso tem foco na necessidade de capacitar servidores do Poder Executivo no cloud computing, como base da estratégia de ação, flexibilidade e economicidade dessa ferramenta escalável.
Conheça os fundamentos relacionados à importância da governança de dados, especialmente na Administração Pública Federal, e seja capaz de compreender a importância de uma cultura de valorização da informação e identificar os papéis em relação à governança de dados.
Proteção de Dados Pessoais no Setor Público
O curso propõe esclarecer aos participantes os diversos pontos apresentados na LGPD, por meio de conhecimentos importantes sobre os processos e as medidas de segurança para tratar e proteger dados pessoais no setor público.
Digitalização como prioridade
De acordo com dados do Ministério da Economia, a meta prevista para a transformação digital de serviços públicos já foi superada em 20%. Os números representam uma economia anual de R$ 1,7 bilhão pelo governo e pela sociedade, de acordo com estimativa da pasta. Em relação ao tempo, 146 milhões de horas deixam de ser gastas por ano pelas pessoas para obter serviços do Governo Federal – o equivalente a mais de um dia inteiro de trabalho de toda a população economicamente ativa na grande São Paulo, que reúne mais de 22 milhões de habitantes.
“O Governo Digital é uma prioridade do governo. É a única forma que temos de reduzir o tamanho do Estado, torná-lo mais ágil, mais leve e, ao mesmo tempo, melhorar exponencialmente a qualidade dos serviços que o cidadão recebe”, explicou o secretário de governo digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Salin Monteiro.
Segundo ele, a digitalização dos serviços em 2019 começou por aqueles mais usados pela população. “Pegamos primeiro os órgãos que têm os serviços mais relevantes para a população, como INSS com serviços previdenciários. Depois serviços trabalhistas, como a carteira de trabalho digital, e os serviços de trânsito e transporte, como carteira de habilitação e segunda via de multas”, apontou.
O Governo Federal oferece quase 3,5 mil diferentes serviços à população – isso inclui toda a administração direta, autarquias e fundações. Neste momento, 55% dos serviços disponíveis online podem ser acessados pelo portal gov.br. Para este ano, a meta é tornar digital outros 500 serviços e, para 2022, ter 100% dos serviços do Governo Federal transformados em digitais.
Informações em: https://www.gov.br