Prêmio destaca cidades de até 285 mil habitantes com projetos empreendedores de sucesso e que possam ser replicados

Itabira(MG), Indaial(SC) e Luzerna(SC) venceram o Prêmio Cidades Empreendedoras. A cerimônia de premiação aconteceu, nesta segunda (27), na sede da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília (DF). Foram homenageadas iniciativas empreendedoras que promovem a competitividade empresarial e contribuem para o crescimento econômico das cidades. O prêmio é destinado a projetos de municípios de pequeno e médio porte - com até 285 mil habitantes. Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, esteve presente na premiação.

Veja a classificação das iniciativas finalistas:

População Cidades

1º lugar

2º lugar

3º lugar

Categoria 1 


De 100.001 a 285 mil habitantes

Itabira- MG

Fábrica Social- Centro de capacitação e coworking de confecção

Apucarana – PR

Economia solidária e protagonismo feminino 

Juazeiro do Norte – CE

Juazeiro do Norte empreendedor: Cooperar para desenvolver 

Categoria 2 


De 50.001 a 100 mil habitantes

Indaial-SC

Cidade empreendedora - Criando oportunidades

Paracatu – MG

Desburocratização e simplificação de abertura e alteração de empresas 

Lajeado – RS 

Labilá- Laboratório de inovação governamental e social de Lajeado 

Categoria 3 


Até 50 mil habitantes

Luzerna-SC

Incubadora tecnológica de Luzerna

Guaíra – PR

Desburocratizando o desenvolvimento 

Santa Luzia do Itanhy – SE

The human project 

 

Concorreram ao prêmio 479 projetos, sendo 331 prefeituras, 96 instituições públicas e 52 organizações não-governamentais de 23 estados brasileiros. “A premiação foca no ambiente de negócios e as iniciativas vencedoras servirão de inspiração para o empreendedorismo e políticas públicas em todo o País”, ressaltou a presidenta da Enap, Betânia Lemos.

A vencedora na categoria de 100.001 a 285 mil habitantes foi o projeto Fábrica Social - Centro de capacitação profissional coworking confecção, de Itabira (MG). O projeto criou um novo modelo de desenvolvimento para o terceiro setor com foco no resgate socioassistencial e socioeconômico de mulheres e jovens em situação de vulnerabilidade e vítimas de violência com foco na geração de renda, emprego e negócios de impacto social por meio da costura.

A iniciativa vencedora na categoria de cidades com população entre 50.001 a 100 mil habitantes foi o projeto Cidade Empreendedora – Criando oportunidades de Indaial (SC). Nele, são estimuladas a formalização de empresas e a desburocratização de processos, o que contribuiu para a capacitação de empreendedores de pequenos negócios.

Já na categoria de municípios de até 50 mil habitantes, a grande vencedora foi o projeto Incubadora Tecnológica de Luzerna (ITL), de Luzerna (SC). Essa iniciativa contribuiu com a geração de empregos, arrecadação de impostos e inovação do ecossistema empreendedor, após focar na retenção de jovens empreendedores na cidade.

O Prêmio

Esta é a primeira edição do prêmio, realizado por meio de parceria entre a Secretaria da microempresa e empresa de pequeno porte e do empreendedorismo, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O objetivo é identificar boas práticas desenvolvidas em municípios e divulgá-las para que possam servir de inspiração para projetos similares em outras regiões do País.

Um dos objetivos da premiação é que as iniciativas possam ajudar o gestor público, as empresas e os cidadãos com insumos importantes para o desenvolvimento local.

O empreendedor poderá usar as ideias trazidas ou aperfeiçoá-las, a fim de oferecer ao seu público-alvo produtos inovadores. O cidadão, a partir do conhecimento das iniciativas implementadas, terá condições de cobrar dos seus gestores melhorias em sua cidade, por meio da viabilização dessas iniciativas.

Os ganhadores de cada categoria receberam um troféu destinado ao órgão responsável pela iniciativa, o prêmio em dinheiro, no valor de R$ 250.000,00, e todos os finalistas receberam certificados individuais.

Saiba mais sobre a premiação em:

https://enap.gov.br/pt/pesquisa-e-conhecimento/concursos-e-premiacoes/1-premio-cidades-empreendedoras