Regina Esteves, Robyn Scott, Anna Fisher, Joyce Trindade, Nísia Lima e Marcelle Paiva participam do painel ‘Futuros construídos e liderados por mulheres’

O último dia da Semana de Inovação 2021 promete ainda mais debates de alto nível de olho na inovação no setor público brasileiro. Com o tema macro ‘Futuros construídos hoje’, a última volta do Astro Central na galáxia SI-021 convida os inscritos a transformar o futuro sob a óptica de diferentes especialistas no setor. Além do painel ‘Futuros construídos e liderados  por mulheres’, os usuários poderão acompanhar debates sobre  o papel do Estado na jornada para futuros ousados,  descentralizados e cooperativos e ainda um convite à reflexão ponderada, com Steven Pinker, autor e professor de psicologia na Universidade de Harvard.

Confira os painéis do Astro Central no último dia da Semana de Inovação 2021

  • ‘Agir para construir o futuro hoje’: O dia será iniciado com o futurista Jamais Cascio,  um dos 100 maiores pensadores globais segundo a revista Foreign. O painel explorará questões como a busca de sinais de futuros emergentes e maneiras de construir hoje soluções visando uma sociedade mais resiliente. No papo, o especialista vai abordar as possibilidades de tornar a criação de futuros possíveis numa prática exploratória diária e motivadora e ainda responder questões como ‘Como ousar para construir esses futuros?’ e ‘Como transformar a realidade atual para construir esses futuros desejáveis?’.
  • "Como a inovação humana funciona": nesse painel, Deirdre McCloskey, autora de dezoito livros e cerca de 400 artigos acadêmicos que vão desde economia técnica e estatística a estudos de gênero e crítica literária, abordará como a cultura de inovação humana depende de processos de descoberta, exploração e empreendedorismo.
  • "Propósito público: qual o papel do Estado na jornada para futuros ousados?": este painel traz questionamentos como: ‘ que deve orientar nossa ação visando a construção de futuros ousados?’ ‘Qual o papel do governo e da sociedade nesse processo?’ Essas e outras perguntas serão respondidas por Mariana Mazzucato, professora de Economia da Inovação e Valor Público na University College London (UCL), que ainda falará sobre o valor público e possibilidades de mobilização para ousar transformar o governo e a sociedade. 
  • ‘Transformar o presente para um amanhã justo, descentralizado e cooperativo’: nessa conferência, o público será provocado por Glen Weyl a pensar em futuros mais cooperativos, justos e descentralizados. Glen é especialista em  economia política e tecnologia social na Diretoria de tecnologia da Microsoft (OCTOPEST) e fundador da Fundação RadicalxChange. No papo, o especialista vai explorar possibilidades de organização do mercado e sociedade visando um aumento da prosperidade, igualdade e cooperação e ainda responder a pergunta: ‘Como podemos reorganizar mercado e sociedade visando um futuro mais justo?’ 
  • ‘Futuros construídos e liderados por mulheres’: literalmente, é a vez delas. O palco principal do evento traz discussão de gênero e inovação no setor público. A ideia é pensar junto com inúmeras especialistas como pode-se construir futuros mais inclusivos, diversos e plurais. Com a resposta, estão a CEO da Creditas, Regina Esteves. a escritora e empresária, Robyn Scott, a COO da Oracle, Marcelle Paiva, a cientista social, Nísia Trindade Lima, a Secretaria Municipal de Políticas e Promoção da Mulher da Prefeitura do Rio de Janeiro, Joyce Trindade, e Anna Fisher, ex-astronauta norte-americana e primeira mãe a ir ao espaço. 
  • ‘Racionalidade - Como inspirar a reflexão ponderada?’: a última conferência da Semana de Inovação 2021 tem o objetivo de provocar as poderosas ferramentas de raciocínio como lógica, pensamento crítico , probabilidade, correlação e causalidade. A discussão será repleta de percepção e humor, oferecendo maneiras de aguçar os sentidos lógicos e inspirar para agir em direção à justiça social e ao progresso moral. Essa última viagem será conduzida por Steven Pinker, autor e professor de psicologia na Universidade de Harvard. 

Nos demais mundos da galáxia, os usuários ainda encontram muitos outros conteúdos, abordando, desafios da gestão pública e geração de resultados; desafios sociais e o impacto na vida das pessoas; desafios territoriais, as cidades e o meio ambiente e desafios digitais e tecnologia atendendo o cidadão. É o momento para descobrir como a tecnologia pode ser aliada da transformação. 

Serviço:

Semana de Inovação 2021

Data: de 9 a 12 de novembro

Preço: gratuito

Formato: online

Inscrições: Pelo site gov.br/enap/semanadeinovacao

Sobre a Semana de Inovação

A Semana de Inovação 2021 tem como objetivo reunir os principais especialistas do setor para promover debates e troca de experiências sobre iniciativas de uso de tecnologias, metodologias e processos para melhorar o serviço público brasileiro. É um evento que tem como realizadores: Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o Tribunal de Contas da União (TCU), a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o Ministério da Economia, o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Anatel e o Governo Federal.

Em 2021, o evento, considerado o maior de inovação em governo da América Latina, chega a sua sétima edição. Com o tema “Ousar Transformar”, a Semana de Inovação 2021 acontecerá entre os dias 9 e 12 de novembro no formato online. Dataprev, Oracle, Huawei, NIC CGI, Microsoft, Serpro, Banco do Brasil, Embratel, EDS e AWS já são patrocinadores desta jornada! Além do apoio da Embaixada da Dinamarca, Sebrae, BID, República, Hepta, KES, Unilever, Banco do Nordeste, SENAI, ABDI, IMM, Embaixada dos EUA, Demos Helsinki e OCDE.

 

Conteúdo relacionado

O ativista e presidente da CUFA Preto Zezé é o terceiro convidado do InovaPod

Gravado durante a Semana de Inovação 2023, novos episódios do podcast são lançados às segundas-feiras

Publicado em:
10/03/2024
Está no ar InovaPod com a participação da ativista Maha Mamo

O segundo episódio da temporada conta sua história de 30 anos como apátrida e a conquista da cidadania brasileira

Publicado em:
04/03/2024
Podcast de inovação retorna com novos episódios

O podcast produzido pela GNova, em parceria com a Rede Inovagov, foi criado em 2019 e conta com novos episódios gravados durante a 9ª Semana de Inovação

Publicado em:
26/02/2024
Concurso Inovação do Setor Público anuncia vencedores entre os 23 finalistas

A premiação englobou cinco categorias e teve recorde de votação

Publicado em:
08/11/2023