Equipes receberam capacitação e mentoria para aperfeiçoar projetos

O demoday dos desafios de e-commerce e acesso ao crédito foi realizado dia 16 de março, com a presença das equipes participantes e da banca de especialistas, que acompanhou as apresentações e formulou recomendações para aperfeiçoamento dos projetos.

Lançados pelas  Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME), Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato (Sempe) e Subsecretaria de Ambiente de Negócios e Competitividade (Sanc), do Ministério da Economia, junto com a Enap, os desafios tiveram objetivo de encontrar soluções para alavancar o desenvolvimento do e-commerce nacional e melhorar o ambiente de negócios para micro e pequenas empresas brasileiras. As equipes selecionadas participaram de programa de aceleração dos seus projetos com uma organização social de aceleração de projetos, a Wilinka,  durante cinco meses e agora se encontram mais qualificadas para estabelecer parcerias e buscar espaço no mercado. 

O secretário-adjunto da Sepec, Bruno Portela, destacou que o aumento das vendas online é uma tendência da economia que experimenta crescente transformação digital. O valor total bruto do faturamento das transações de comércio eletrônico passou de R$ 30,2 bilhões em 2016 para R$111 bilhões em 2020, o que representa crescimento de 3,6 vezes. De 2019 para 2020 o crescimento foi de 91%. “São números robustos que comprovam a importância do desafio lançado pelo Ministério da Economia com a Enap”, disse Portela. Sobre acesso ao crédito, o secretário disse que menos de 10% do crédito bancário foi liberado para micro e pequenas empresas, apesar de elas representarem 90% das empresas e 30% do PIB brasileiro. “Em breve o Ministério da Economia lançará um programa robusto de acesso a crédito que, junto com soluções inovadoras, permitirá alcançarmos 90% dos empreendedores no Brasil”, afirmou.

Para a diretora executiva da Enap, Rebecca Loureiro, o objetivo dos desafios é trazer para a sociedade os problemas do setor público, para que ela se engaje na busca de soluções para os cidadãos. “Os desafios são um espaço de conectividade e trocas, para retirar muros entre sociedade e governo”, afirmou a diretora. 

A aposta no poder da ciência, tecnologia e informação foi destacada pela presidente da Wilinka, Ana Calçado. “Elas nos ajudam a aumentar a competitividade e produtividade nos negócios, gerar empregos, desenvolvimento e bem-estar para as pessoas”, afirmou Ana. 

As estrelas do e-commerce

6Leva - Propõe-se a ser um sistema de entrega de produtos que se baseia no conceito de coletividade. Tem foco na gestão inteligente da logística para reduzir custos e prazos; aumentar a comodidade de envio e recebimento; aumentar a capilaridade, segurança (por meio do rastreamento das mercadorias em tempo real). O sistema permite flexibilidade de horários para usuários e a comunicação entre os segmentos de clientes. O time já criou a tela do aplicativo e está em contato com um potencial cliente. 

Pitch apresentado por Karolina Celi.

Heiquemtem - Plataforma na nuvem, para ser acessada por qualquer pessoa física ou jurídica. A proposta é que seja gratuita e livre, sem necessidade de cadastramento prévio, com informações sobre a disponibilidade de cargas e de transportes, ofertados para determinada rota previamente escolhida com o propósito de tornar as escolhas mais fáceis, econômicas e acertadas. Tem o objetivo de reduzir desperdício e  diminuir o custo de transportes. 

Pitch apresentado por Sérgio Furtado

Tô com espaço cargo - aplicativo de mapa com cargas e transportes já localizados capaz de traçar rotas entre múltiplos destinos e fazer recomendações aos usuários. Segmento B2C para alcançar transportadores autônomos e B2B através de uma versão pro da solução para gerenciar múltiplos transportes e serviço de recomendação com o uso de inteligência artificial. Prevê geolocalização, recomendação de melhores rotas, com acompanhamento em tempo real. 

Pitch apresentado por Davi Hirafuji

FRETEC - Plataforma SAAS (software as a service) provedora de serviço de logística urbana de última milha. A ideia é proporcionar a conexão de vendedores com entregadores autônomos. Com uma frota de prestadores com motos, veículos leves, utilitários e caminhões, a solução garante um serviço de logística urbana a qualquer tipo e tamanho de mercadoria.  Está localizada na região metropolitana de Natal. Tem mais de 17 mil entregas realizadas e busca expandir para regiões do interior.

Pitch apresentado por Lucas Vitorino

Os astros do acesso ao crédito

Marketplace de crédito - Solução da Unity Crédito para crédito facilitado a micro e pequenas empresas. Marketplace de crédito em parceria com fintechs e bancos. Plataforma que já existe há um ano. Empréstimo com menos burocracia, consultoria financeira para clientes e avaliação de crédito rápida.

Pitch apresentado por Alessandro Martins

AUA - Aplicativo Compre do pequeno. Acesso a lojas de pequenos empreendedores locais mais próximos do cliente, com cupons de desconto dos estabelecimentos. Plataforma para os empreendedores gerenciarem sua vitrine de produtos, terem acesso a métricas e conteúdos educacionais exclusivos. Funcionalidade para conectar empreendedores a agências de crédito e instituições de aval solidário.

Pitch apresentado por Lucas Rodrigues

Hub de crédito - Solução da Aliança Empreendedora. Promove qualificação empreendedora, mentorias específicas e oportunidades de negócios.

Possui atualmente 150 mil empreendedores em seu banco. Procura parceiros de microcrédito para oferecer aos empreendedores, como bancos, fintechs, fundos e Oscips creditícias. MVP onde os parceiros de crédito colocam seus critérios no site e os empreendedores se cadastram para acessar os recursos. A equipe está remodelando a plataforma com criação de filtros a critério dos parceiros de crédito. 

Pitch apresentado por Geovana Conti

FINAPP - Plataforma de gerenciamento financeiro para os pequenos empresários. O app visa oferecer aos negócios melhor controle e organização financeira, facilitando o processo de tomada de decisão estratégica do empresário. Atualmente o grupo está lançando a segunda versão do aplicativo no PlayStore, com base nos feedbacks que recebeu a partir da primeira.

Pitch apresentado por Nívea Borges

Banca de especialistas 

No demoday as equipes contaram com a avaliação da banca de especialistas, que deu sugestões sobre mapeamento da concorrência, ampliação de parcerias e expansão dos negócios, dentre outros. A equipe foi integrada por:

Lúcia Elena Fassarella, Sócia da P2P Inteligência, gestora de projetos - CDL Jovem Nacional (voluntária)

João Marcelo Okajima, da OMJ Investimentos (membro da Anjos do Brasil e outras associações de investidores)

Marco Aurélio Loureiro, coordenador-geral de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sepec/ME

Marcos Rafael Gonçalves, analista de Comércio Exterior SANC/SDIC/Sepec/ME, mestre em Direito

Rafael Floriano, coordenador de Desenvolvimento de Negócios da Diretoria de Inovação da CNI.

Quer ver o demoday completo? Guardamos para você no youtube da Enap.

Acesse https://bit.ly/ecommerce_acessocredito

Veja também a síntese dos resultados dos desafios do e-commerce. Acesse https://bit.ly/tudo_desafios_ecommerce



#desafios #ambientedenegocios #ecommerce #acessoacredito