Presidenta da Enap, Betânia lemos, participa de cerimônia e destaca a participação de concorrentes de todas as regiões do País

Foto: Edu Andrade/Ascom-MPO

A diversidade de temas marcou o XII Prêmio SOF de monografias. O anúncio do resultado com a entrega do prêmio aos vencedores ocorreu, nesta quarta-feira (29/03), numa cerimônia no Ministério do Planejamento e Orçamento, em Brasília (DF). Os grandes vencedores foram Sérgio Ricardo de Brito Gadelha, Bernardo Borba de Andrade e Wesley Washington Lourenço Figueiredo que apresentaram monografia sobre a importância de marcos de médio prazo para o planejamento fiscal brasileiro. 

A presidenta da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Betânia Lemos, elogiou a diversidade de temas apresentados na edição deste ano do Prêmio e a participação ampla de concorrentes de todas as regiões do País. Betânia lembrou que há 10 anos venceu o Prêmio e destacou a importância de incentivar a participação de mulheres em iniciativas como essa.

“A Enap espera que o prêmio se fortaleça ainda mais, porque ele é fundamental para a construção de um conhecimento inovador, de qualidade, e de como a gente pode planejar e executar o orçamento de forma diferenciada”, disse Betânia.

Inovação

A importância de se buscar a inovação e promover uma mudança de cultura na análise de políticas públicas foram pontos destacados pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, ao participar da entrega do Prêmio SOF. “Nunca o Brasil precisou tanto de nós. Especialmente do Ministério do Planejamento e Orçamento. O único lado positivo é que nós temos a capacidade de ousar, e é isso que eu quero deixar como mensagem para vocês. Vamos ousar, vamos sair um pouco das caixinhas”, afirmou Simone Tebet.

Também presente na cerimônia, o secretário de Orçamento Federal, Paulo Bijos, disse que o dia era de celebração e reflexão. “O instituto civilizatório do orçamento público é uma conquista histórica de todas as democracias contemporâneas. O Brasil é um país de relativa vanguarda no que tange às boas práticas orçamentárias, mas essa reflexão tem que ser constante”, afirmou ele.

A secretária-executiva do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Cristina Mori, também participou da entrega do Prêmio e destacou a boa qualidade dos trabalhos. O Prêmio SOF foi criado em 2007 e, desde 2011, é anunciado em março, mês de aniversário da Secretaria. Neste ano, 35 trabalhos foram examinados pela comissão julgadora.

Veja os vencedores deste ano:
1° Lugar: A importância dos marcos de médio prazo para o planejamento fiscal no Brasil: instrumentos orçamentários para um novo regime fiscal.
Autores:
Sergio Ricardo de Brito Gadelha
Bernardo Borba de Andrade
Wesley Washington Lourenço Figueiredo

2° Lugar: Exame da adequação orçamentária e financeira (2015 e 2019): falhas encontradas e aperfeiçoamentos sugeridos.
Autores:
Ronaldo Quintanilha da Silva
William Baghdassarian

3° Lugar: Estratégias de integração e coordenação governamental: propostas para superar os desafios inerentes à implementação do investimento público em infraestrutura no Brasil.
Autora:
Andréa Naritza Silva Marquim de Araújo

Menções honrosas:
1. Realismo orçamentário e garantias para a manutenção dos investimentos públicos nos estados brasileiros.
Autor: Fernando Motta Correia

  1. Promoção da igualdade racial pelo governo federal: uma análise dos planos plurianuais posteriores ao estatuto da igualdade racial.
    Autores: Guilherme Martins do Nascimento, Carolina Lima Gonçalves, Francisco Mata Machado Tavares
  2. O Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e os desafios orçamentários da proteção social no Brasil.
    Autor: Sandro Pereira Silva
  3. Comunicação fiscal e os seus efeitos sobre a política monetária: uma análise a partir do processamento de linguagem natural.
    Autores: Diego Pitta de Jesus,Cássio da Nóbrega Besarria, Wellington Charles Lacerda Nobrega.

Veja aqui a cerimônia de entrega do 12º Prêmio SOF.

Saiba mais sobre o XII Prêmio SOF