A seleção pública “Soluções de IA para o Poder Público” está com duas chamadas abertas: uma para startups e outra para instituições públicas. O projeto tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de soluções baseadas em inteligência artificial (IA), para aplicação em problemas reais enfrentados pelo setor público.  

A iniciativa é uma parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que conta com apoio técnico da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia (SGD/ME) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

A primeira rodada, com prazo até 12/09, está recebendo inscrições de startups de inteligência artificial interessadas em concorrer ao apoio financeiro para desenvolvimento de soluções em um dos 12 desafios tecnológicos mapeados por órgãos públicos - Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Já a segunda rodada tem prazo mais curto: até 06/09. O público-alvo são órgãos e entidades públicas do nível federal que queiram apresentar outros problemas ou desafios públicos além dos 12 já mapeados para a primeira rodada. Os órgãos selecionados na segunda etapa receberão apoio técnico da Enap para elaboração dos seus desafios tecnológicos e terão soluções desenvolvidas por startups com recursos do projeto.

O resultado final da fase inicial será divulgado no dia 9 de dezembro e o da segunda etapa em 19 de setembro. O financiamento previsto na primeira rodada é de até R$36 milhões. Confira o cronograma e saiba onde obter mais informações sobre cada etapa:

Rodada

Prazo

Público alvo

Objetivo

Inscrições

Mais informações

Contato

1ª rodada

12/09

Startups de IA

Selecionar propostas de soluções para recebimento de recursos de subvenção econômica

https://forms.finep.gov.br/forms/externo/

https://bit.ly/docs_solucoes_IA e gov.br/desafios 

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. ou This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

2ª rodada

06/09

Órgãos e entidades federais

Selecionar problemas e desafios públicos que terão soluções desenvolvidas por startups

https://bit.ly/ChamadaDesafiosIA

https://desafios.enap.gov.br/pt/blog/novidades/chamada-solucoes-ia

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Soluções de Inteligência Artificial LIVE

Primeira rodada

A busca por soluções de inteligência artificial para o poder público começou com 12 desafios tecnológicos que já haviam sido identificados na ANS, Anvisa e Mapa. A primeira rodada está em andamento, com a seleção de startups que apresentarão propostas para esses 12 desafios, como:

- ANS: Uso de IA para análise de reclamação digital de clientes de operadoras de saúde. Contexto: mais de 70 mil documentos de respostas a reclamações de usuários foram preparados por 50 analistas no ano de 2021. Resultado esperado: atingir 75% das reclamações avaliadas por meio de análises automáticas.

- Anvisa: IA para avaliação de autorizações de funcionamento de empresas. Contexto: mais de 30 mil solicitações de autorização de funcionamento de empresas são realizadas por ano e precisam ser analisadas. Resultado esperado: redução de, pelo menos, 75% do tempo médio de conclusão dos pedidos.

- Mapa: Uso de IA para análise de dados e documentos de certificação de produtos de pesca. Contexto: O trabalho de certificação dos produtos da pesca exige grande trabalho operacional e consulta a um grande conjunto de bases. Resultados esperados: redução do tempo de análise em 99% e automação do processo de emissão do Certificado de Acreditação de Origem Legal (CAOL) em 90%.

Confira todas as informações no site da Finep: https://bit.ly/docs_solucoes_IA.

Startups que precisarem de esclarecimentos adicionais podem mandar email para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. ou This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..

Segunda rodada

Órgãos e entidades federais devem submeter seus desafios preenchendo um formulário eletrônico de candidatura. Os interessados podem se inspirar nos desafios elaborados anteriormente (na primeira rodada) para formular e inscrever seus desafios.

Cada órgão deve inscrever de dois a seis desafios e indicar ao menos dois pontos focais para acompanhar, na fase posterior, a preparação de todas as iniciativas inscritas.

Inscreva seus desafios 

As propostas serão avaliadas por uma comissão de seleção composta por representantes da Finetp, MCTI, SGD/ME e Enap. Os critérios de avaliação serão os seguintes:

  • ·         Clareza e objetividade na apresentação do problema ou desafio público;
  • ·         Disponibilidade de referências, dados e informações sobre o problema ou desafio público;
  • ·         Potencial de resolução do problema por inovação aberta;
  • ·         Viabilidade de resolução do problema por inteligência artificial; e
  • ·         Baixo número de iniciativas com uso de inteligência artificial na entidade.

Com essa iniciativa, a Enap espera identificar desafios com maior potencial de impacto positivo para a melhoria dos serviços das entidades participantes. Ao mesmo tempo, pretende desenvolver capacidades para adoção da inovação aberta e de inteligência artificial no setor público, minimizando inseguranças com relação a esses dois temas e servindo como referência para projetos futuros.

Para obter todas as informações sobre a chamada, acesse https://desafios.enap.gov.br/pt/blog/novidades/chamada-solucoes-ia

Se precisar se comunicar com a Enap, envie email para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..