Prancheta 1Três servidores da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) representaram a instituição em eventos de inovação e administração pública no mês de agosto, em Brasília (DF). Luis Guilherme Izycki, Amanda Gomes Magalhães e Pedro Marcante, todos da diretoria de Inovação da Escola (Gnova), tiveram projetos apresentados.

Os três servidores expuseram projetos no Agile Trends Gov, uma conferência que reuniu em Brasília, de 28 a 31 de agosto, centenas de profissionais do setor público para a realização de workshops, oficinas, debates e apresentação de casos de sucesso - tendências em gestão e metodologias ágeis a serem compartilhadas com outros profissionais da administração pública. 

Participar de eventos nacionais é uma ótima oportunidade de disseminar os projetos da Enap, segundo a servidora Amanda Magalhães, “pois várias instituições vieram nos procurar interessadas em implementar os serviços em seus órgãos, especialmente órgãos estaduais e municipais”, explicou.

Amanda apresentou um portfólio de projetos concisos (pockets) que a Gnova Transforma, coordenação da diretoria, desenvolveu para auxiliar instituições públicas federais nos seus planejamentos e desenvolvimentos institucionais, por meio de metodologias ágeis e oficinas colaborativas. “Trata-se de um portfólio formado por projetos de até quatro oficinas, cujo objetivo principal é possibilitar uma rápida organização que gere valor para o órgão”, completou a servidora. 

Prancheta 3Outro projeto da Gnova que foi apresentado no evento foi a ECIP: a Escala Comportamental para Inovação Pública, pensada e desenvolvida para ser usada quando for relevante avaliar os estágios de mudanças comportamentais de servidores públicos que atuem em projetos e programas de inovação ao longo do tempo. “Ela serve para medir a tendência de mudança de comportamento inovador ou como ferramenta de diagnóstico de equipes e organizações” informou Pedro Marcante, Coordenador-Geral do Gnova Lab, que apresentou o projeto. 

Inovação

"Os instrumentos existentes para compras públicas de inovação" também foi tema apresentado por servidor da GNova no Agile Trends. Luis Guilherme Izycki falou sobre a capacidade de transformar o Estado por meio das compras públicas de inovação. “Para isso demonstrei como 4 instrumentos para compras públicas de inovação podem ser utilizados, na lógica de inovação aberta em governo, para a cocriação de solução de problemas públicos pela administração pública, em conjunto com o mercado e a sociedade” contou Izycki. “É o segundo ano que participo como palestrante e fiquei impressionado com o auditório cheio e com o interesse dos servidores, de várias regiões do país, em debater o tema após a apresentação”, completou.

Consad

Prancheta 2Izycki também esteve no Consad, congresso do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração, que tem o objetivo de incentivar a inovação e a modernização da gestão pública no país. O evento aconteceu de 22 a 24 de agosto, em Brasília (DF).

“A minha apresentação foi sobre o Método Delphi para avaliação da baixa utilização de Contratação Pública de Solução Inovadora (CPSI). A grande diferença para o Agile é que o Consad tem nas apresentações um apelo mais acadêmico, pois há necessidade de inscrição de artigos”, informou Izycki .

“O público é diferente. Apesar de ambos serem destinados a gestores e servidores públicos, o Agile é pautado por inovação. Quem vai pro Agile tem interesse e um conhecimento prévio em inovação. O Consad não, o que faz a presença da GNova e da Enap, ao meu ver, ainda mais importante. Temos que levar a pauta de inovação principalmente onde não é parte do debate ", finalizou Izycki.