Chegou ao fim, nesta segunda-feira (11/12), o Hachathon Web3, maratona que propôs aos participantes de diferentes expertises, após mentorias com especialistas, a solução de desafios de inovação indicados pelo Tesouro. Neste último dia, em celebração na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília (DF), foram anunciados os vencedores.  

Foram ao todo 5 desafios, os participantes puderam apresentar soluções para um ou mais desafios. A iniciativa contou com a inscrição de mais de 600 participantes, que formaram 64 equipes. No total, 45 propostas foram submetidas, 18 delas, premiadas. O Hackathon Web3 começou no dia 17 de novembro e ofereceu aos participantes 36 horas de mentorias e mais 16 horas de aulas gravadas e capacitações ao vivo.

Confira os vencedores:

Desafio 5: Teses, standards e oportunidades relacionados à interoperabilidade com o Sistema de Registro e Controle da STN, entre soluções da web2, web3 e DREX.

1º lugar

Equipe Ararajuba com o projeto Programa de transição de controle de títulos do Tesouro Nacional

2º lugar

Equipe BlockTeam com o projeto Framework para títulos soberanos sustentáveis

3º lugar

Equipe National Treasure Com o projeto Educa ++

Desafio 4: Desenvolvimento de tecnologias para casos de uso de automação de monitoramento, controle e precificação online de títulos públicos (e.g. oráculos).

1º lugar

Equipe Auto com o projeto AutoInfo - Centralização da informação e precificação inteligente

2º lugar

Equipe Venture com o projeto CoTed- Cotações dos títulos do Tesouro Direto

3º lugar

Equipe BlockTeam com o projeto Framework para títulos soberanos sustentáveis

Desafio 3: (G2G) Governo a Governo: Desenvolvimento de tecnologias para caso de uso de tokenização de transferências especiais (i.e. repasse de recursos para Estados e Municípios) para promover otimização, transparência e rastreabilidade.

1º lugar

Tesouro em Bytes com o projeto Transfere chain

2º lugar

Equipe Em Busca do tesouro Perdido com o projeto de mesmo nome

3º lugar

Equipe Caçadores de Hackathon com o projeto de mesmo nome

Desafio 2: (G2B) Governo a Empresa: Desenvolvimento de tecnologias para casos de uso utilizando títulos públicos tokenizados (e.g. Formação de Garantias) para aplicações em: Ofertas Públicas (i.e. leilão) e Mercado Secundário. Com a finalidade de gerar novas oportunidades e serviços que impactem positivamente as oportunidades para as empresas envolvendo os Títulos do Tesouro.

1º lugar

Equipe Apollo_9 com o projeto T-Drex protocolo

2º lugar

Equipe Conta Ricco com o projeto Financiamento imobiliário com aplicação no Tesouro Direto como garantia

3º lugar

Equipe AE Studio com o projeto ZScore

Desafio 1: Desenvolvimento de tecnologias para casos de uso utilizando títulos públicos tokenizados para aplicações em: Tesouro Direto e Mercado Secundário. Com a finalidade de incentivar a massificação, adoção e uso dos títulos, por investidores no Brasil e/ou no Exterior, prestigiando fácil acesso e a usabilidade das ferramentas.

1º lugar

Equipe LoopiPay com o projeto TPFchain- Tesouro Direto para o mundo

2º lugar

Equipe RGP com o projeto Credpix

3º lugar

Equipe InteliBlockchain com o projeto TokenX

Premiação geral

1º lugar

Equipe Code Creators com o projeto Solução para tokenização do Tesouro Nacional

2º lugar

Equipe Guizo com o projeto Green bonds para créditos de carbono 

3º lugar

Equipe Vale das Araucárias com o projeto TSR Oráculo

A iniciativa é promovida pela Secretaria do Tesouro Nacional,  em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), tendo a Enap como a instituição responsável pela realização.

Presente na cerimônia, a diretora-substituta de Inovação da Enap, Adriana Philips Ligièro, falou sobre a importância da administração pública ter estratégias diferentes para lidar com tantos desafios complexos. “A estratégia de inovação aberta parte desse princípio, que o governo precisa se abrir para construir as soluções junto a outros órgãos do governo, assim como junto à iniciativa privada, a academia e a sociedade em geral. Pensando nisso, em 2019 a Enap lançou a Plataforma Desafios em que usamos a estratégia de premiar, a partir da proposta de desafios, pessoas que tragam soluções para os problemas públicos”, completa. 

Estiveram presentes também na cerimônia de premiação a secretária-adjunta do Tesouro Nacional, Viviane Aparecida, a superintendente de Relacionamento com os Clientes Fazendários/Serpro, Ariadne Fonseca, o chefe da Divisão de Administração do Selic/ Banco Central, José Roberto Brasileiro de Siqueira, e a presidente do Plexos Institute, Camila Rioja.

O objetivo dos desafios é estimular a solução criativa de problemas com a participação da sociedade civil, fomentar a educação sobre o tema da Web3, e estimular a cocriação de soluções para desafios da administração pública federal. A premiação total do evento foi de até R$ 138 mil, distribuídos pelos vencedores dos diversos desafios. 

Saiba mais sobre o Hackathon Web3: Tokenização do Tesouro Nacional 

Confira as fotos do evento.