Com a presença da Ministra e Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marina Silva, o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) realizou na tarde de quarta-feira (20) a entrega dos troféus para os cinco vencedores do VIII Prêmio de Estudos em Economia e Mercado Florestal. A cerimônia aconteceu no auditório do Ibama, em Brasília (DF). A iniciativa tem o apoio da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

A vencedora foi Ingrid Borges de Lima, que escreveu a Metodologia para revisão de preço de royalties em concessão florestal.  Os demais colocados, em ordem crescente foram Joice Machado Martins, Fernanda Borges de Lima, João Paulo Bispo Santos e Grazielli Bueno. Os premiados receberam entre 40 e 10 mil reais, além de certificado e um troféu elaborado pelo Laboratório de Produtos Florestais do SFB.

Na cerimônia, a coordenadora de Inovação Aberta da Enap, Keicielle Schimidt, destacou que é uma das missões da Escola capacitar, formar e desenvolver agentes públicos que tragam o que há de melhor para o serviço público. “A gente [Enap] acredita que o conhecimento precisa ser circular e que precisamos trazer luz, reconhecer, premiar aqueles que se destacam e incentivar para que mais e mais estudos e pesquisas sejam realizadas”, completou. 

O diretor-geral do SFB, Garo Batmanian, ressaltou sobre a participação do público jovem, sendo 48% dos inscritos com idade entre 21 e 29 anos. “Isso para nós é fundamental, é o futuro. Esses são os que vão continuar fazendo estudos para que o Brasil melhore, especialmente, nessa agenda florestal. Esses números demonstram que tem dado certo e precisamos discutir o que pode ser feito para expandir o alcance dessa premiação”. Garo também pontuou que os estudos servem para melhorar o que vem sendo feito nas áreas de restauração e concessão florestal.

Com a chegada de novas informações e bases tecnológicas, Marina Silva afirmou que é o momento de assumir mais desafios. “[Isso] vai nos constranger a usar essas informações em benefício da função pública. Tenho insistido que cada vez mais vamos precisar fazer política pública com base em bom senso e evidência. Bom senso para não negar a vivência experiencial. Mas a ciência dá um grau a mais nessa vivência experiencial e aí passamos a ter mais economicidade”.

Ao abordar sobre as questões ambientais, como a perda de biodiversidade, mudança climática, Marina falou da importância em aplicar estudos como os de teses de mestrado e doutorado na gestão pública. “Com isso, a gente ganha tempo, qualidade e celeridade para fazer o melhor uso possível do recurso humano e financeiro e da nossa função como gestores públicos”, finalizou.

Prêmio de Estudos em Economia e Mercado Florestal

A cerimônia do VIII Prêmio de Estudos em Economia e Mercado Florestal foi encerrada com a entrega dos troféus e o discurso dos vencedores. No evento também estavam presentes João Paulo Capobianco, secretário executivo do MMA; Rodrigo Agostinho, presidente do Ibama;  André Lima,  secretário da Secretário Extraordinário de Controle de Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial (MMA); e André Aquino, diretor da Diretoria de Fomento Florestal do SFB.

Neste ano, foram recebidos 50 estudos, com habilitação de 27 monografias para concorrer à premiação. Desde sua criação em 2013, o prêmio promove a participação da sociedade na geração de conhecimento e proposição de contribuições nas políticas públicas a serem implementadas na área florestal.

A cerimônia foi transmitida pelo canal do SFB no YouTube e pode ser assistida clicando aqui.

Saiba mais sobre o VIII Prêmio SFB.

Com informações de SFB

Foto: Daniel David