A Enap selecionou 15 vídeos que abordam temas relevantes como difusão de políticas públicas, ciência comportamental, processo seletivo de altos dirigentes, compras públicas, desenvolvimento do Estado no século XXI, pensamento sistêmico, representação das mulheres na política e laboratórios de inovação. Clique no vídeo e assista!

1.osmany1. Osmany Porto de Oliveira fala sobre o processo de difusão de Políticas Públicas e como ele se relaciona na Cooperação Internacional no mundo e no Brasil – com Natália Koga Nos últimos anos, o Brasil passou a ser referência internacional em políticas públicas, e passou a transferir conhecimento para outros países e organismos internacionais. Neste vídeo, Osmany fala sobre os principais desafios na cooperação internacional no mundo e no Brasil para a troca de conhecimento sobre gestão de políticas públicas.


2.Michael2. Michael Lipsky fala sobre papel das burocracias do nível da rua – com Gabriela Lotta
"É muito desafiador para os governantes gerenciarem os burocratas no nível de rua". A afirmação é do professor Doutor da Universidade de Georgetown (EUA), Michael Lipsky, que esteve na Enap para falar sobre papel das burocracias do nível da rua na implementação de políticas públicas. 
Reconhecido autor e pesquisador, Lipsky foi professor de Ciência Política na University of Wisconsin e no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Dentre outros trabalhos, é conhecido mundialmente pelo seu trabalho Street-Level Bureaucracy: Dilemmas of the Individual in Public Servi.

3.vincent3. Vincent Dubois - Université de Strasbourg (France) – com Roberto Pires
Quando Vicent Dubois começou a aprofundar seus conhecimentos sobre implementação de políticas públicas, no início dos anos 90, as abordagens para a burocracia a nível de rua ainda eram muito subdesenvolvidas. Vicent, que atualmente é professor da Universidade de Strasbourg, viu então uma maneira de renovar as questões das políticas públicas com um ponto inovador. Neste vídeo, Vicent fala sobre os principais achados e conclusões que esse processo de pesquisa gerou.


4.peter4. Peter Evans fala sobre desenvolvimento do Estado no século 21 – com Ricardo Horta
De acordo com Peter Evans, professor da Universidade da Califórnia, é importante reconhecer que um simples foco em acumulação de capital ou na indústria é insuficiente para que o governo desempenhe um papel efetivo. Neste vídeo, Peter fala sobre os desafios para o Estado entregar necessidades básicas para prover vidas saudáveis e satisfatórias à sociedade no século 21.


5.line5. Line Barreiro fala sobre a representação das mulheres na política – com Daienne Machado 
Em um contexto de crescente reconhecimento da forma desigual que mulheres e homens ocupam espaços de tomada de decisão - particularmente na política – Line Barreiro, referência do feminismo latino-americano contemporâneo, defende a democracia paritária como um modelo político no qual a igualdade se constitue como elemento fundamental do Estado inclusivo e paritário, e que implica profundas transformações que incluem desde a participação política feminina até o enfrentamento das variadas violações de direitos contra mulheres e meninas. Nesta entrevista, Line aponta que embora existam experiências exitosas de representação feminina na política na América Latina, há ainda muito o que se discutir sobre o tema. Categórica, ela afirma que a representação das mulheres na política significa uma transformação muito profunda no mundo e na construção de sociedades melhores.

6.alex6. Alex Shankland cientista social e pesquisador do IDS – com Natália Koga
Para Alex, o Brasil tem acúmulos interessantes em quase todas as áreas de política pública, mas apenas uma pequena parte têm sido aproveitada no diálogo internacional. Nesta entrevista, o cientista social fala sobre a necessidade de potencializar a troca de conhecimento, criando oportunidade de aprendizados para o Brasil e outros países.


7.alissa7. Alissa Fishbane fala sobre Insights Comportamentais nas políticas públicas – com Antonio Claret
Insights Comportamentais é uma tendência que vêm sendo cada vez mais aplicada pelos governos e organismos internacionais.  Alissa, diretora do Ideas42, uma empresa de consultoria para implementação de Insights para Ciência Comportamental na solução de problemas sociais, fala sobre alguns aprendizados relacionados à aplicação da ciência comportamental na gestão de políticas públicas.



8.conrado8. Conrado Ramos fala sobre experiências no Serviço Civil entre Brasil e Uruguai – com Marizaura Reis
Conrado Ramos é professor do Departamento de Ciência Política da Universidade do Uruguai e realizou recentemente um estudo comparado do serviço civil Uruguai e do Brasil. Nesta entrevista, Conrado conta os achados dessa comparação, incluindo as semelhanças e diferenças marcantes entre os dois países.


9.pierre9. Pierre Schoonraad fala sobre a atuação do Centro para Inovação no Setor Público (CISP), na África do Sul – com Guilherme Almeida
O Centro para Inovação no Setor Público (CISP) atua na cultura e prática da inovação no setor público da África do Sul e outras regiões sul-africanas. Pierre atua na unidade de pesquisa e desenvolvimento do CISP, responsável pelo fomento de pesquisas para subsidiar o desenvolvimento de soluções inovadores para problemas públicos. Nesta entrevista, ele reforça a necessidade de escalar soluções e difundir inovação no setor público.


10.leticia10. O pensamento sistêmico como novo paradigma da ciência – com Letícia Mendonça
“O reconhecimento de que a objetividade é impossível e de que todas as verdades precisam ser legitimadas tem como consequência que a única alternativa que nos resta é construir o conhecimento junto com o outro.” A frase é de Maria José Esteves, autora do livro Pensamento Sistêmico: o novo paradigma da ciência. Nesta entrevista, Maria José fala sobre como a cocriação pode mudar a forma fazer política pública e trazer inovação para o governo.


11.fernando11. Secretário-geral do Clad, Francisco Velásquez, fala sobre a Reforma do Estado – com Fernando Filgueiras
O Centro Latinoamericano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD), é um organismo público internacional, de caráter intergovernamental. Neste vídeo, Velásquez fala sobre a importância do fortalecimento do Estado e do combate à corrupção por meio do controle e da transparência, além de fazer uma comparação entre a burocracia do Brasil com países europeus e demais países da América Latina. 


12.daniel12. Leonardo Mellado fala sobre ciência comportamental e inovação no Chile – com Daniel Danna
O Projeto Contas Claras é resultado de uma consulta pública realizada em 2014 no Chile, na qual 51% dos respondentes afirmaram não entender as informações presentes na conta de eletricidade. Neste vídeo, Leonardo Mellado conta como foi a participação do Laboratório de Inovação Chileno neste projeto de cocriação cidadã.



13.annie13. Annie Constanza fala sobre o laboratório de Inovação Minedu Lab Peru - com Daienne Machado
O Laboratório de Inovação Custo-efetividade para a Política Educativa, o Minedu Lab, foi criado em 2013 durante um período de reforma educativa no Peru. A partir de uma pesquisa de boas práticas, Annie Constanza conta que descobriu a experiência Behavioral Insights Team, do Reino Unido, e, com a ajuda de outras instituições, adaptaram esse modelo ao Peru. Assista ao vídeo para conhecer mais sobre a criação e trajetória do Minedu Lab.

14. rafael14. Professor Rafael Sergio Lima de Oliveira fala sobre Compras Públicas Comparadas – com Daniel Catelli
A harmonização dos sistemas jurídicos de diferentes países é crucial para a inclusão de empresas que queiram se candidatar no mercado de um outro país. Neste vídeo, o professor Rafael, doutorando pela Universidade de Lisboa, fala sobre a importância do desenvolvimento de estudos comparados para a absorção de boas experiências praticadas por outros países no aperfeiçoamento dos processos de compras governamentais.


15.tania15. Tania Gomes Figueira fala sobre a seleção de altos dirigentes no serviço público – com Marizaura Reis
A ocupação de cargos de direção por meio de processos seletivos já é realidade no governo de países como Chile e Portugal. Neste vídeo, Tania Figueira fala sobre os desafios para a implementação de um sistema de mérito no Brasil e a necessidade de se conhecer os critérios de seleção, a partir das funções que serão desempenhadas, e a publicização desses critérios.