Interessados podem se inscrever até o dia 5 de maio


A Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com a Universidade de Indiana, está com inscrições abertas para a 8ª edição do Ciclo Internacional de Desenvolvimento de Executivos da Administração Pública Federal. A atividade faz parte do Programa de Formação de Altas Lideranças do Executivo Federal da Escola.

O Programa Executivo de Competências para Liderança é um curso avançado de capacitação, customizado pela Enap com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de competências de altos dirigentes, com foco na gestão de organizações complexas, no desenho de políticas públicas de modo inovador e no mapeamento de novos instrumentos para tomada de decisão.

A atividade contempla atividades no Brasil e no exterior, baseadas em metodologia prático-reflexiva, em que a experiência do sujeito é fonte de produção de conhecimentos a partir do diálogo como instigador da reflexão sobre a práxis.

Ao longo desse Ciclo, em paralelo à aquisição de novas habilidades de liderança, gestão e formulação, o participante será instado a identificar um desafio crítico que enfrenta em sua atividade profissional real e contará com o acompanhamento de um facilitador para elaborar e colocar em prática um plano para enfrentamento desse desafio.

O Programa privilegia a interação entre pares, proporcionando a discussão coletiva dos desafios, além de agregar as metodologias e capacidades de Educação para Executivos Públicos da renomada Universidade de Indiana.

Primeira Etapa – Brasil:

Serão realizadas duas oficinas preparatórias, conduzidas por um facilitador da Enap com o objetivo de promover uma reflexão prévia e avançada à ida dos dirigentes à Universidade de Indiana.

Segunda Etapa – Internacional:

Participação no Programa Executivo de Competências para Liderança, da SPEA, formatado para prover aos participantes treinamento avançado e instrumental para o desenvolvimento de competências para o exercício da liderança, explorando novas ideias e métodos para lidar com o contexto de transformações e atuar de forma inovadora e efetiva na implementação e gestão de políticas públicas.

Temas abordados:
  • > Significado de Liderança
  • > Motivação e Empoderamento
  • > Liderando Mudanças
  • > Estratégias de Comunicação para a Liderança
  • > Liderando diferentes gerações
  • > Resolução de Conflitos e Negociação

Terceira Etapa - Brasil

  • > Duas "Oficina de Retorno", logo após a realização do curso nos EUA, para o rececimento de orientação do facilitador quanto à formatação final dos projetos de intervenção:
  • > Implementação dos projetos de intervenção e elaboração dos relatos escritos;
  • > Um encontro final de socialização das experiências. 


Clique aqui para se inscrever!