Curso abordou os desafios para implementar a Agenda 2030

O evento foi promovido pela Enap de 4 a 6 de dezembro. Quatro dos 30 participantes conversaram com a Enap sobre suas expectativas e resultados do curso em suas carreiras e nos desafios que enfrentam para a implantação A Agenda 2030 da ONU.

IMG 20191206 155629

Elias Benini
Diretor de Gestão Estratégica da Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente. É analista ambiental desde 2005.

“O curso se relaciona aos trabalhos que estão sendo feitos no Ministério do Meio Ambiente, onde começamos o trabalho com os ODS em 2018. Chamou-me atenção o comprometimento dos servidores em quererem fazer o melhor para a sociedade brasileira. A ideia é buscar dentro dos ODS subsídios para trabalhar de forma integrada com o que está sendo feito no mundo.

Foi muito rica a experiência de participar de evento com paridade entre membros do Judiciário e do Executivo. Os professores são de altíssimo nível, ao mesmo tempo que vieram com o pensamento sistêmico trouxeram pragmatismo, trabalhando aspectos como Comunicação e coerência das Políticas Públicas”.







IMG 20191206 161133
Denise Kronemberger
Coordenadora-geral do projeto da Agenda 2030 no IBGE, órgão responsável pelos indicadores ODS

“O curso permitiu pensarmos na produção dos indicadores globais de forma coordenada com outras instituições de governo. Conhecemos com os colegas de curso os desafios que eles também enfrentam, às vezes semelhantes. Nos grupos de trabalho conseguimos alinhar a teoria à prática, penso que foi o ponto alto do curso.

Os professores têm muita experiência, foram didáticos em dar exemplos e na condução dos grupos. Vou disseminar muito o conhecimento adquirido nas minhas aulas de indicadores e de avaliações de políticas”.




IMG 20191206 173150
Luciana Ortiz
Diretora do Foro da Justiça Federal de São Paulo. Atua no grupo de trabalho para implantação da Agenda 2030 e laboratório de Inovação no Conselho Nacional de Justiça

“O curso foi transformador.
Estou saindo com otimismo e entusiasmo, porque hoje tenho uma compreensão maior de como podemos trabalhar a Agenda 2030 dentro do Poder Judiciário. Temos elementos e instrumentos que propiciarão uma análise mais aprofundada e uma confiança maior na implementação de ações.

O mais interessante foi a todo o instante a nossa participação nesse contexto da aula, colocando em prática e exercitando simultaneamente a aprendizagem, com metodologias ativas. Destaco as acomodações e a organização prévia do curso desde o momento da inscrição, o que permitiu apropriar-me de toda proposta do curso. Agradeço. Sou fã número 1 da Enap”.







IMG 20191206 173820Flávia da Costa Viana
Juíza do 11º Juizado Especial Cível e Criminal do Paraná e Juíza da 4ª Zona eleitoral de Curitiba. Também está na coordenação do Laboratório de Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no TJ do Paraná e preside a Comissão de Implementação do Programa Mulheres na Política no TRE do Paraná.

“Elogiei os organizadores, a troca entre membros de diferentes Poderes foi muito rica. O diálogo interinstitucional é fundamental. O curso nos ofereceu ferramentas para desenvolver uma visão holística, mais sistêmica.

Há algum tempo venho estudando a Agenda 2030, especialmente a representatividade feminina, os ODS 5 e 16. A visão sistêmica que nos foi proporcionada pelos professores permite que eu leve inspiração para fazer ainda mais, pensar de forma mais consistente a respeito da implementação e até mesmo da aceleração da implementação da Agenda no Judiciário. Saímos motivados e inspirados a fazer mais e melhor”.