Nesta sexta-feira (18/7), candidatos e candidatas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) à carreira de Analista em Tecnologia da Informação (ATI) concluíram o curso de formação inicial promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
O encerramento foi marcado por uma cerimônia realizada em Brasília, no teatro de arena do Polo Torre da Enap, localizado na Academia Nacional de Polícia (ANP). A abertura do evento contou com representantes da Enap e da ANP, além das turmas que participaram da formação.
Durante a abertura do evento, Natália Teles, presidenta substituta e diretora executiva da Enap, reconheceu a dedicação das turmas que encararam esta importante etapa do certame.
“Para muitos foi um grande desafio estar aqui. Precisaram sair de casa, mudar de cidade, deixar suas famílias, e eu espero que tenha valido a pena, que vocês consigam perceber o valor da experiência que viveram. Desenvolvemos uma formação que fosse sistêmica e esperamos que vocês sigam a carreira de ATI preparados para os desafios, afinal, a tecnologia é uma ferramenta de cidadania, de acesso aos direitos e de inclusão”, destacou.
Compromisso
Por meio de um vídeo exibido durante a cerimônia, Rogério Mascarenhas, secretário de Governo Digital, cumprimentou os futuros servidores e falou sobre a importância desta carreira a sociedade brasileira. “Sejam bem-vindos! A missão do ATI é fazer a tecnologia facilitar a vida das pessoas diariamente por meio de serviços como Meu INSS, Meu Seguro Digital. Trabalharemos para que o governo seja mais digital e acessível para todas as pessoas", refletiu.
Christiane Correa Machado, diretora de Ensino da ANP, parabenizou os presentes e agradeceu a confiança da Enap em contar com a Academia como o campus do curso de formação, tanto para a turma concluinte, os Analistas em Tecnologia da Informação, quanto para os candidatos e candidatas da carreira de Analistas de Infraestrutura (AIE), que terminaram a mesma etapa do concurso no dia 11 de julho.
Após as falas iniciais, as turmas participaram de uma aula magna conduzida por Wesley Vaz, secretário de Controle Externo de Governança, Inovação e Transformação Digital do Estado. Com o tema “Inteligência Artificial e o Futuro do Trabalho”, ele apresentou análises e levantou reflexões sobre liderança, valor e agentes de I.A. no ambiente de trabalho.
Brasis em inovação
Candidata de ATI e integrante da turma 2 do curso de formação, Charlene Silva de Almeida foi uma das oradoras da cerimônia e, em seu discurso, destacou a diversidade presente em sala de aula. "A formação foi um encontro de Brasis. Que riqueza de cultura, que pluralidade de experiências! Sabemos que muitos desafios nos esperam. Teremos a chance de transformar, inovar com responsabilidade e implementar soluções que melhorem a vida do cidadão. Somos a parte de um novo tempo no serviço público”, avaliou.
Para Cleber Guimarães Lima, orador da turma 4, a formação foi além da parte teórica. “Criamos novas conexões. Quem veio de fora e não conhecia ninguém aqui em Brasília viu surgir amizades que serão levadas para o resto da vida. Vivemos momentos fantásticos, memoráveis. Com certeza, muitas estratégias digitais que o governo terá no futuro vão sair de pessoas que passaram por aqui”, pontuou.
CPNU 1ª edição
No âmbito da primeira edição do CPNU, a Enap promoveu o curso de formação para cinco carreiras: Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), Analista de Comércio Exterior (ACE), Analista de Infraestrutura (AIE), Analista em Tecnologia da Informação (ATI) e Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS).
O curso de formação para ATI teve início no dia 15 de abril. Com carga horária de 440 horas, as aulas foram presenciais, de segunda a sexta-feira, com 8 horas diárias. A participação no curso é obrigatória e eliminatória para esses cargos.