Com esta etapa, Portal Gov.Br passa a disponibilizar 2.855 serviços


A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) apresentou, na tarde de hoje (12), os resultados da pesquisa sobre os serviços das Instituições Federais de Ensino Superior. Trata-se da terceira etapa de um projeto de 2018, o qual iniciou com a Escola pesquisando 85 organizações públicas da administração direta e indireta, com o objetivo de produzir conhecimento para melhorar a prestação de serviços públicos no Brasil, com ênfase na digitalização de processos.

Em seguida, foram pesquisadas 104 instituições federais de ensino superior ligadas ao MEC, sendo 63 universidades, 38 institutos federais, um colégio e dois centros federais, distribuídos em todas as regiões do país.

Os resultados do Censo apontam para a necessidade de diminuir a complexidade no atendimento ao público e avançar na digitalização, para dar agilidade à prestação dos serviços ao cidadão.

O evento de lançamento do resultado da pesquisa e do catálogo de serviços públicos de atendimento do Governo Federal aconteceu na Enap/Campus Jardim (antiga Esaf), e contou com a presença de servidores e convidados externos.

A presidente da Enap, Aline Soares, abriu o evento. Ela destacou a entrega do resultado da pesquisa como uma das conquistas recentes da Enap: “Consideramos que a conclusão dessa fase é uma entrega muito relevante para a Enap. Foi uma pesquisa na qual empenhamos esforços. Temos satisfação em ver trabalhos como esse, porque é um estudo aplicado à produção de políticas públicas, em algo que será revertido positivamente para todos”.

Aline celebrou também a recente união da Enap com a Esaf, na nova escola que agora passa a atender também ao desenvolvimento dos temas fazendários: “Somos agora pouco mais de 500 servidores e temos um quadro qualificado. São pessoas que possuem conhecimentos multidisciplinares e que fazem parte de um projeto cuidadosamente planejado para atender às demandas da Administração Pública”.

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Gleisson Rubin, secretário adjunto especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, destacou a contribuição da pesquisa para a formulação da estratégia de transformação digital de serviços. “O fato de não conhecermos sequer os serviços que eram prestados aos cidadãos, às empresas e às outras esferas de governo mostra o nível de atraso que havia na agenda da digitalização dos serviços, pois não sabíamos sequer o que precisava ser digitalizado. Saímos a campo questionando 280 órgãos, o que viabilizou a inclusão de 2.855 serviços no Portal”, explicou.

Rubin destacou que essa etapa foi concluída mediante a inclusão no Portal de Serviços (Gov.Br) de 964 serviços provenientes do sistema federal de ensino. “Parece pouco, mas é um ponto de partida para uma jornada que promete ser longa. A digitalização é um caminho sem volta, pois permite prestarmos serviços de qualidade, de forma mais simples, ágil e transparente”, afirmou.

Estiveram presentes no evento o secretário adjunto de Governo Digital do Ministério da Economia, Ciro Avelino; o reitor do Instituto Federal de Brasília (IFB), representando o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Wilson Conciani; e o representante da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (Andifes), Gustavo Balduíno.

Consulte os links:

 

- Caderno Enap nº 63: Pesquisa sobre Serviços Públicos de Atendimento do Governo Federal - Instituições Federais de Ensino Superior

- Catálogo de Serviços Públicos de Atendimento do Governo Federal - Instituições Federais de Ensino

- Link para o Portal de Serviços do Governo Federal

- Vídeo sobre resultados da pesquisa