Servidores da Casa Civil e da Secretaria de Governo formam a primeira turma


DSC 08311Aconteceu nessa quinta-feira (31), na Enap, o curso “Ferramentas de Gestão nas Transferências da União”, ministrado por Edércio Marques, Coordenador-Geral de Capacitação e Atendimento do Ministério da Economia.  A capacitação teve como objetivo apresentar as ferramentas utilizadas no âmbito das transferências voluntárias de recursos, a fim de qualificar as chefias e assessorias parlamentares, no sentido de promoverem a melhoria na gestão dos recursos públicos, aumentando a transparência e garantindo maior efetividade nos resultados das políticas públicas implementadas com recursos da União. Segundo a Diretora de Transferências Voluntárias do Ministério da Economia, Deborah Arôxa, além desse primeiro encontro, que teve como público-alvo servidores da Casa Civil e da Secretaria de Governo, serão formadas outras 24 turmas, que vão contar com a participação dos chefes de gabinete dos Deputados Federais e Senadores. Dessa forma, todos os assessores parlamentares serão qualificados, em encontros que serão promovidos uma vez por semana, na Enap.  Ainda de acordo com a Diretora, “essa ação de capacitação é um marco na transparência e na melhoria da gestão das transferências voluntárias, uma vez que, entendendo esse processo, os assessores vão poder contribuir positivamente para a entrega mais rápida e mais efetiva das políticas públicas.”

Para a execução dos trabalhos, foram criados previamente logins para os participantes, para que pudessem ter acesso individual às ferramentas de suporte aos usuários do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse – SICONV. Para a servidora da Diretoria Legislativa da Secretaria Executiva da Casa Civil, Talita Barcellos, a exposição foi válida: “Vai ajudar a subsidiar os parlamentares, para que tenham uma melhor visão de como estão sendo executadas as emendas e os convênios relativos a essas emendas”, reforçou.


Rede Siconv

A Rede Siconv tem por objetivo o desenvolvimento de ações voltadas à melhoria dos processos de gestão das transferências da União, operacionalizadas por meio do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse – SICONV. O principal objetivo desse projeto é ampliar significativamente a capacitação dos usuários do SICONV, trabalhando o conhecimento voltado para o aspecto operacional do Sistema e aperfeiçoando as habilidades necessárias à apresentação de projetos para captação de recursos.